Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Resolução do Cremego deve normatizar a certificação digital de atestados médicos

Reuniao Ahpaceg e Cremego Atestado Médico10 09 18

 

O Cremego vai elaborar uma resolução normatizando a emissão de atestados médicos com certificação digital. O objetivo é coibir fraudes no uso destes documentos, garantindo maior segurança em sua emissão, o que beneficiará tanto o médico, que hoje está sujeito a ter seu nome usado na aplicação destas fraudes, quanto empresas que acabam lesadas pelo afastamento de trabalhadores que se beneficiam de atestados fraudulentos.

A necessidade de adoção de medidas para coibir fraudes na emissão de atestados médicos foi debatida na tarde deste segunda-feira, 10, pelo presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, e representantes da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg).

Em reunião realizada na sede do Conselho, o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, o vice-presidente Gustavo Suzin Clemente e o assessor Jurídico da Associação, Ricardo Baiocchi, relataram problemas enfrentados atualmente pelo setor hospitalar com o absenteísmo de trabalhadores que apresentam atestados falsos. Segundo Haikal Helou, esse problema tem sido recorrente e vem aumentando nos últimos meses, gerando transtornos na elaboração das escalas de trabalho e prejuízos financeiros aos hospitais.

Durante a visita, os representantes da Ahpaceg pediram apoio ao Cremego para combater as fraudes, que têm, inclusive, levado à demissão de trabalhadores por justa causa. “Tem sido comum recebermos atestados supostamente emitidos por médicos que nunca examinaram aquele paciente”, contou o presidente da Ahpaceg.

A adoção da certificação digital, que permitiria a consulta da veracidade do documento, é uma alternativa para coibir a fraude. A implantação do sistema e a minuta da resolução serão estudadas pelo Cremego e Ahpaceg.

 

(Rosane Rodrigues da Cunha/Assessora de Comunicação – Cremego 10|09|18)

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00