Rede dos Conselhos de Medicina
Nota de Pesar - Morre o médico Francisco Filgueiras Júnior

FRANCISCO FILGUEIRA

É com muito pesar que o Cremego comunica o falecimento do médico, pioneiro da medicina em Goiás, Francisco Filgueiras Júnior (CRM/GO 367), ocorrido hoje (8) na cidade de Mineiros. O corpo está sendo velado na Igreja Presbiteriana de Mineiros, onde será realizado um culto logo mais às 16 horas. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no cemitério da cidade.

Mineiro de Carangola, Francisco Filgueiras Júnior tinha 91 anos de idade e, em 2009, foi homenageado pelo Cremego com a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico.

Aprovado no vestibular para medicina aos 18 anos de idade, ele se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (RJ). Durante sua vida acadêmica, se esforçou para acompanhar o máximo de especialidades, pois sempre teve o pensamento de exercer a medicina no interior do Brasil e sabia que esse conhecimento seria fundamental nessa região.

Ele se formou em 1948, aos 24 anos. Após a formatura, pediu demissão dos dois empregos que tinha conseguido por concurso no Instituto de Pediatria e no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro. Junto com o colega médico Suhail Rahal, mudou-se para Mineiros, no sudoeste goiano, em busca de seu sonho de trabalhar no interior do País.

A cidade era totalmente carente de recursos médicos, mas os jovens e determinados profissionais criaram ali o Hospital Samaritano, onde Francisco Filgueiras Júnior atuou por décadas, contribuindo para a construção da história da medicina goiana.

 

 

(Rosane Rodrigues da Cunha/Asses. Comunicação - Cremego 08/06/16)

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner