Com grande pesar, o Cremego informa o falecimento do médico Philemon Xavier de Oliveira (CRM/GO 101). Ele morreu na madrugada de sábado, em sua casa, em Morrinhos, deixando a mulher, seis filhos, muitos amigos e um grande legado para toda a medicina goiana.
Formado pela Universidade Federal da Bahia em 1951, Philemon mudou-se para o interior goiano em 1955 e na cidade de Morrinhos iniciou uma longa e bem-sucedida história de dedicação à medicina e à classe médica goiana. Ele foi conselheiro do Cremego, representante de Goiás no Conselho Federal de Medicina, membro da Academia Goiana de Medicina, um dos fundadores e atual diretor técnico da Unimed Morrinhos
Proprietário do Hospital Nossa Senhora do Carmo, localizado em Morrinhos, trabalhou por mais de meio século na unidade, atuando como cirurgião, anestesista e diretor técnico. Há seis anos, ele se aposentou, mas não abandonou o exercício da profissão à qual tanto se dedicou, tendo continuado a atender os amigos em casa.
Natural de Aracaju (SE), Philemon Xavier nasceu em 28 de setembro de 1927 e completaria 89 anos na próxima quarta-feira. Em 2005, ele integrou o primeiro grupo de médicos homenageados pelo Cremego com a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico, uma honraria criada naquele ano para marcar as celebrações do Dia do Médico e homenagear os profissionais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e a valorização da medicina goiana na assistência à população, na organização da classe médica e nas áreas do ensino e pesquisa.
(Rosane Rodrigues da Cunha/Assessora de Comunicação – Cremego 26/09/16)
Foto: Patrícia Melo