Eleitos em agosto, os novos conselheiros do Cremego foram empossados no dia 1º de outubro para um mandato de cinco anos. Na mesma data, também tomou posse a diretoria que estará à frente do Conselho até 31 de maio de 2015 e tem na presidência o cardiologista Erso Guimarães.
A solenidade de posse aconteceu no auditório do Cremego na presença de convidados, entre eles, conselheiros, médicos e autoridades da área da saúde, como o secretário Estadual de Saúde, Antonio Faleiros, e o secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado; e representantes de entidades médicas, como os presidentes da Associação Médica de Goiás (AMG), Rui Gilberto Ferreira, e do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Rafael Cardoso Martinez.
O ex-presidente Salomão Rodrigues despediu-se do cargo fazendo um balanço da gestão 2008/2013. Ele destacou que, ao longo destes cinco anos, o Conselho passou por uma reestruturação física e administrativa, o que contribuiu muito para o fortalecimento da imagem da instituição e a boa representatividade da classe médica.
Salomão Rodrigues citou o trabalho desenvolvido pelo Conselho em defesa da ética, da classe médica e da melhoria da qualidade da assistência à saúde prestada à população. O Cremego, enumerou o ex-presidente, atuou de forma preventiva, educativa, fiscalizadora e judicante, sempre buscando garantir o exercício da ética médica, assegurar condições dignas de trabalho e de remuneração aos médicos e uma assistência de qualidade à população.
O ex-presidente, que também foi empossado como conselheiro da gestão que se inicia, agradeceu o apoio da classe médica, da AMG, do Simego e das entidades médicas nacionais, que atuaram e vêm atuando ao lado do Cremego.
Ele lembrou os momentos críticos enfrentados pela classe médica e agravados recentemente com os vetos da presidência da República ao Ato Médico e com a implantação do programa Mais Médicos. “Não devemos tomar essas medidas como derrotas, mas como um aprendizado e um incentivo para continuarmos defendendo o direito de exercermos a medicina com ética e qualidade e de prestarmos uma assistência digna aos brasileiros que confiam nos médicos”, disse Salomão Rodrigues, reforçando o apelo feito à classe médica para que intensifique sua atuação política.
Presidente agradece apoio e conclama médicos a participarem do Cremego
Falando em nome da nova diretoria, o presidente empossado Erso Guimarães agradeceu o apoio dos médicos na eleição dos conselheiros desta gestão; o trabalho dos ex-conselheiros, diretores e do ex-presidente Salomão Rodrigues e também a atuação das entidades médicas que se uniram ao Cremego em defesa da classe médica.
O novo presidente afirmou que vai dar sequência ao trabalho iniciado na gestão passada, atuando em defesa da ética médica, da classe médica, da prevenção de conflitos, da educação médica continuada e do direito da população à saúde de qualidade.
“Não vamos medir esforços neste trabalho”, disse Erso Guimarães. Ele ressaltou que os conselheiros não trabalham sozinhos e pediu o apoio e a participação da classe médica nesta luta, atuando junto ao Cremego.
Erso Guimarães é médico cardiologista, formado pela Universidade Federal de Goiás em 1976. Ele tem 61 anos de idade e é conselheiro do Cremego desde 1988. Na gestão 1998/2003, foi vice-presidente do Conselho, tendo assumido a presidência em 2001.
Leia mais:
Confira a composição da nova diretoria
Saiba quem são os conselheiros da gestão 2013/2018