Em plenária conjunta na noite da terça-feira (4), Cremego e Conselho Federal de Medicina (CFM) trataram de ações de interesse da classe médica, fortalecimento do Sistema Conselhal e segurança da assistência à saúde da população.
A reunião, que teve como anfitriã a presidente do Cremego, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, abordou temas como a luta contra a abertura desenfreada de novas escolas médicas e o combate a programas irregulares de residências médica.
Sheila citou o trabalho intenso do Cremego em defesa do ensino médico de qualidade e citou recentes ações para coibir irregularidades denunciadas nos Programas de Residência Médica vinculados ao Hospital Municipal Alfredo Abrahão, de Anápolis.
O presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, afirmou que o Conselho mantém tratativas com o Ministério da Educação sobre o assunto. Da mesma forma, está presente nas discussões do Congresso Nacional para a aprovação total da implantação de um exame de proficiência médica.
Também foram debatidas ações de combate às agressões contra os médicos, outra prioridade do CFM e alvo de ações do Cremego. Gallo falou também sobre o trabalho do CFM para o apaziguamento entre as especialidades médicas, a fim de evitar interferências indevidas entre elas.
A solicitação feita pelo CFM à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a proibição do PMMA no Brasil foi outro ponto destacado pelo presidente e que tem o apoio do Cremego.
Os conselheiros do Cremego aproveitaram a plenária para solucionar dúvidas que impactam no dia a dia do exercício da medicina em Goiás e solicitar apoio para evitar a continuidade de problemas, como a falta da contratação de pediatras na rede pública de saúde de Goiânia.
Essa atuação conjunta entre o CFM e os CRMs em prol da ética médica, de condições de trabalho para os médicos, da boa formação de novos profissionais e da qualidade da assistência à população foi citada por Gallo como essencial para fortalecer o Sistema Conselhal. “E temos trabalhado nesse sentido”.
“O CFM atua em favor de todos os médicos e essa união com o Cremego é fundamental para a medicina goiana”, acrescentou a presidente do Cremego.
A plenária contou ainda com a presença do 1° vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes; da 2ª vice-presidente, Rosylane Rocha; do 2° tesoureiro Carlos Magno; dos conselheiros federais por Goiás Waldemar Naves do Amaral e Marcelo Prado; do ex-conselheiro federal e regional e atual assessor do CFM, Salomão Rodrigues Filho; de diretores de entidades médicas e de diretores e conselheiros do Cremego.