
A Câmara Técnica de Cirurgia Robótica do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) vai se reunir com diretores técnicos dos hospitais de Goiânia, que atualmente possuem plataformas robóticas em funcionamento: Hospital Israelita Albert Einstein Unidade Goiânia, Hospital Santa Helena, Hospital do Rim e Hospital de Neurologia. Nas reuniões institucionais, os membros da Câmara vão apresentar e detalhar a Resolução CFM nº 2.311/2022, referente à normatização da cirurgia robótica no Brasil.
A decisão foi aprovada na reunião da Câmara Técnica realizada em 21 de maio sob a coordenação do conselheiro Leonardo Emílio da Silva e a participação dos membros Ana Carolina Oliveira Menezes, Anselmo de Paula Orlando, Miguel Angel Corrales Coutinho e Corival Lisboa Alves de Castro.
Após essa fase de orientação, que vai reforçar a necessidade de certificação formal dos profissionais habilitados para utilização das plataformas e esclarecer as responsabilidades éticas e técnicas dos diretores técnicos das unidades hospitalares, terá início a etapa de fiscalização voltada à verificação do cumprimento das normas técnicas, éticas e de treinamento profissional previstos pelo Conselho Federal de Medicina.
Durante a reunião, os membros também discutiram os impactos da chegada de novas plataformas robóticas ao mercado, especialmente equipamentos de origem chinesa, e a necessidade de definição de critérios relacionados à certificação, treinamento e segurança assistencial.
Outro ponto debatido foi a construção futura de recomendações sobre o grau de complexidade dos primeiros procedimentos realizados por médicos recém-certificados em cirurgia robótica, como forma de ampliar a segurança dos pacientes e a padronização técnica dos serviços.