O Cremego vai apurar a divulgação nas redes sociais de imagens do preparo do corpo do cantor Cristiano Araújo. Em nota divulgada nesta sexta-feira, o presidente do Conselho, Aldair Novato Silva, fala sobre o assunto.
Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)
Nota de Esclarecimento
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), cumprindo seu deve legal de zelare trabalhar por todos os meios ao seu alcancepelo perfeito desempenhoético da medicina, vem a público repudiar, veementemente, a divulgação de imagens do cantor Cristiano Araújo, que teriam sido gravadas durante o preparo do corpo do artista na Clínica Oeste, em Goiânia (GO).
A referida clínica está regularmente inscrita no Cremego e vamos apurar a divulgação das imagens nas redes sociais.
Esclarecemos que a gravação do preparo do corpo só é permitida se necessária para registro interno e técnico deste ato médico.
Ressaltamos que a divulgação do procedimento pode configurar infração ético-profissional em razão do que dispõe os seguintes artigos do Código de Ética Médica:
Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.
Parágrafo único. Permanece essa proibição: a) mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido;
Art. 75. Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.
Art. 78. Deixar de orientar seus auxiliares e alunos a respeitar o sigilo profissional e zelar para que seja por eles mantido.
O Cremego se solidariza com a família e os amigos de Cristiano Araújo neste momento de dor e rechaça esse uso equivocado, desrespeitoso e sensacionalista das redes sociais.
Dr. Aldair Novato Silva
Presidente