Na última quinta-feira (17), o Cremego, junto com a Academia Goiana de Medicina e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG), realizou uma homenagem póstuma ao médico cardiologista Anis Rassi (CRM/GO 16), falecido no dia 6 de junho.
Pioneiro da medicina goiana, o médico fez diversas contribuições nos estudos sobre a Doença de Chagas, publicou cerca de 500 trabalhos científicos junto a autores de todo o mundo e foi fundador e presidente do Hospital do Coração Anis Rassi, entre diversos outros marcos de sua carreira.
O superintendente do Hospital das Clínicas da UFG (HC/UFG) e genro do médico, José Garcia, relatou que, mesmo com todas essas conquistas profissionais, o Dr. Anis sempre foi humilde. “Ele era muito simples em sua maneira de viver, mas não na medicina e na ciência. Nessas áreas, ele nunca se contentou com pouco e com a mediocridade. Ele queria elevar as capacidades dos médicos, assim como da medicina de Goiás e do Brasil”.
Já Fernando Carneiro, diretor da FM/UFG, lembrou do trabalho do profissional como cientista. “Foi um médico dedicado, um professor comprometido e um pesquisador teimoso e obstinado. Digo isso porque realizar pesquisa no Brasil é como se comparar com os desbravadores destemidos. Ele, com persistência no estudo e na pesquisa, deu luz ao que só a ciência pode revelar”.
Também participaram vários familiares do Dr. Anis Rassi. O filho, Sérgio Rassi, agradeceu as homenagens e ressaltou como o pai sempre uniu a dedicação à família e à medicina. “Meu pai sempre foi uma pessoa caridosa, humilde e amante da medicina. A medicina era seu ofício, seu ganha pão e também seu hobby. Então, que possamos absorver o mínimo do que ele foi, que já será muito para todos nós”.
Os conselheiros do Cremego também contaram suas histórias vividas com o médico. Para Rui Gilberto, por exemplo, o Dr. Anis Rassi sempre será lembrado. “Era um homem culto e um trabalhador incansável, que sempre compadeceu com o sofrimento de seus semelhantes, principalmente os mais humildes. Ele sempre será um ícone da medicina goiana, brasileira e do mundo”.
A cerimônia completa está disponível no canal no Youtube do Cremego. Confira: bit.ly/3gxNO86
(Texto aprovado pelo 1º Secretário/Cremego 21/06/21)