Médicos remidos, que completam 70 anos de idade em 2023, foram homenageados em uma cerimônia no Cremego, na noite da última terça-feira (30).
Para honrar a contribuição desses profissionais à medicina goiana, participaram do evento os membros da diretoria do Conselho: o presidente Fernando Pacéli; o 1º Secretário Waldemar Naves do Amaral; o Tesoureiro Rômulo de Andrade; o diretor de Fiscalização e ex-presidente Erso Guimarães; o corregedor de Sindicância Marcelo Macioca; e os conselheiros Carlos Fraga, Evandelio Alpino Morato e Juliana Melgaço.
Também estiveram presentes o diretor-presidente da Sicoob UniCentro Brasileira, Raimundo Nonato Leite Pinto; a diretora do Simego, Kátia de Oliveira; e o representante da Unimed Goiânia, Ricardo Esperidião.
O presidente da autarquia, Fernando Pacéli, mencionou o feito notável que é completar 70 anos de idade e que deve ser celebrado.
“Nos Conselhos de Medicina, ao completar 70 anos, os médicos são jubilados, ou seja, as anuidades deixam de ser cobradas, mas o exercício da medicina continua. Afinal, com a trajetória rica em sabedoria e experiência, esses médicos são fontes de inspiração para nós”, afirmou.
O 1º Secretário, Waldemar Naves do Amaral, também acrescentou que celebrar marcos importantes como esse é uma forma do Conselho se aproximar ainda mais dos médicos.
O ex-conselheiro e um dos homenageados da noite, Breno Prado, reconheceu o quanto é bom manter o contato com o Cremego. “Estar aqui de novo é rever tudo o que vivi aqui. Então, quero agradecer essa iniciativa e outras que virão, pois elas irão trazer o filho de volta à casa”, disse ele, referindo-se ao fato do Conselho ser “a casa do médico”.
Essa foi a primeira solenidade realizada pelo Cremego em homenagem a médicos que completem 70 anos ao longo do ano. Até dezembro, outros médicos serão homenageados.
Confira o texto completo do discurso do presidente Fernando Pacéli:
Boa noite a todos e um boa noite especial aos nossos homenageados de hoje!
É com imenso orgulho e emoção que nos reunimos aqui para prestar uma justa homenagem a um grupo de médicos goianos que estão completando 70 anos de vida em 2023.
Este momento solene é uma oportunidade para reconhecermos a importância desses profissionais para a medicina goiana e para toda a comunidade médica.
Completar sete décadas de vida é um marco notável, um testemunho vivo da passagem do tempo e das experiências vividas.
É uma conquista que merece ser celebrada e compartilhada com gratidão.
E hoje, queremos expressar nossa mais profunda admiração e respeito por esses médicos que dedicaram suas vidas à arte e à ciência da medicina.
Nos Conselhos de Medicina, ao completar 70 anos, os médicos são jubilados. Na prática, isso significa que as anuidades dos CRMs deixam de ser cobradas, mas o exercício da medicina é continuado.
Porém, o jubilamento traz um significado muito maior, pois alcança médicos com mais de 35, 40, 45 anos de exercício da medicina e valiosas contribuições dadas à profissão.
Com uma trajetória rica em sabedoria e experiência, eles são fontes de inspiração para todos nós, colegas médicos.
Por isso, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás tem a honra de entregar a cada um dos homenageados um certificado como uma forma de reconhecimento e gratidão por suas trajetórias profissionais.
Recebam esse certificado como um símbolo da nossa admiração pelo trabalho realizado, pela dedicação aos pacientes e pela excelência médica demonstrada ao longo de suas carreiras.
Esta é apenas a primeira solenidade de homenagem, pois ao longo deste ano, outras serão realizadas para celebrar os médicos goianos que atingiram esse marco de 70 anos.
Cada cerimônia será uma oportunidade para ressaltar a importância desses profissionais para a medicina goiana e para a sociedade como um todo.
Parabéns, colegas homenageados.
Que o exemplo de vocês inspire as futuras gerações de médicos, para que possamos continuar a honrar a nobre missão de cuidar da saúde de nossos pacientes com excelência, ética e humanidade.
Boa noite!
(Texto aprovado pela Presidência/Cremego 31/05/23)