Em cumprimento à missão de promover educação continuada aos médicos goianos, o Cremego, em parceria com a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (Saego), promoveu o “Curso de Vias Aéreas – Algoritmos de acesso e conduta”, com aulas teóricas e práticas, durante todo o último sábado (23).
O curso foi coordenado pelos médicos Adeusimar Alves da Silva Júnior (CRM/GO 20987) e André Luiz Braga (CRM/GO 6756 | Anestesiologia – RQE 1773).
Eles explicaram que as aulas são atualizadas de acordo com as demandas que surgem no dia a dia da prática médica. “Juntamos os nossos esforços para oferecer um curso atualizado, qualificado e com profissionais competentes. É uma troca de experiências, pois também aprendemos muito com o que vocês (participantes) trazem como demandas”, afirmou o André Braga.
O médico ginecologista José Mariones Domingues (CRM/GO 5698 | Ginecologia e Obstetrícia – RQE 8093) decidiu participar das aulas para rever os ensinamentos da área. “Como não sou anestesiologista, posso passar muito tempo sem realizar atendimentos do tipo. O curso é importante para atualizar os conhecimentos”.
Já a médica recém-formada Bierce Petit-Senn Rege de Andrade (CRM/GO 34655) se inscreveu para ampliar, principalmente, os aprendizados recebidos durante a graduação sobre as medicações após a intubação, além do ultrassom de vias aéreas. “Eu faço plantão e, até agora, nunca chegou um paciente para entubar, mas ficamos aflitos (sobre o procedimento)”, contou.
O Cremego se preocupa em oferecer esse apoio aos médicos e às necessidades que surgem na rotina da prática da medicina, como mencionou o conselheiro Adeusimar da Silva Júnior.
“O Cremego está atuante em prol do médico, levando cursos ao interior, ATLS, ACLS, PALS e ouvidoria 24 horas. Essa gestão tem o objetivo de deixar a classe médica mais próxima do Conselho. Esse curso é bastante atual e engloba a parte de ultrassonografia, que até pouco tempo atrás não abordávamos”, descreveu.
Os participantes tiveram a oportunidade também de aprender sobre anatomia e avaliação de vias aéreas, intubação orotraqueal, sedação, manejo de drogas, algoritmo de via aérea difícil e cricotireoidostomia. No período da tarde, as aulas práticas envolveram ventilação com máscara facial, cânulas orofaríngeas, videolaringoscopia e dispositivos supraglóticos, entre outros exercícios.