O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) antecipou as comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, e entregou no dia 17 a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico 2019. A entrega foi na sede do Conselho e a solenidade foi prestigiada por diretores e conselheiros do Cremego, representantes de entidades médicas, amigos e parentes dos homenageados Aderbal Alves Teixeira, Carlos Alberto Ximenes, Ciro Ricardo Pires de Castro, Hélio Ponciano Trevenzol, José Machado Júnior, Romeu Fernandes de Carvalho, Irene Ângela Melo Melgaço e Lívia Barros Garção.

Presidindo a solenidade pela terceira vez, o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, destacou a importância desta comenda criada para homenagear médicos que se destacam no exercício, na defesa e na valorização da profissão. “Essa cerimônia é sempre um motivo de muita emoção”, disse. Segundo ele, a premiação distingue-se de outras conferidas com caráter midiático e questionadas pelo CFM por seguir critérios que valorizam o trabalho ético, exemplar e a conduta ilibada dos homenageados, todos com mais de 35 anos de dedicação à medicina. “E todos merecedores desta homenagem”, afirmou.

Após a leitura do currículo resumido de cada homenageado, conselheiros, diretores e convidados fizeram a entrega dos troféus e diplomas. Falando em nome dos colegas, o Hélio Ponciano Trevenzol agradeceu ao Cremego. Ele observou que essa homenagem dá a todos uma nova energia para que continuem trabalhando e buscando sempre fazer o melhor para os pacientes, tratando, salvando quando possível e confortando sempre.

 

Confira um resumo do trabalho de cada homenageado

 

DR. ADERBAL ALVES TEIXEIRA

Mineiro de Ataléia, o dr. Aderbal Alves Teixeira nasceu em 1º de julho de 1947. Em 1969, aos 22 anos de idade, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Após a conclusão do curso, em 1974, optou pela residência médica em ortopedia e teve como professor o médico Geraldo Pedra, que considera um excelente educador.

Aderbal Alves Teixeira é fundador do Hospital Ortopédico de Uruaçu, onde trabalha até hoje. Pós-graduado em perícias médicas, atua também como perito na região.

Seu histórico profissional inclui ainda 35 anos de trabalho no serviço público como concursado do Inamps. Formado também história pela UEG, ele é casado e pai de quatro filhos, sendo três deles médicos.

CARLOS ALBERTO XIMENES

Carlos Alberto Ximenes nasceu em Goiânia em 1946 e se formou em medicina em 1972 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, ele foi professor adjunto do Departamento de Imagenologia e Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, onde contribuiu para a formação e foi um exemplo para vários colegas médicos.

Membro da Academia Goiana de Medicina, atualmente ele preside a Fehoesg (Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Goiás) e o Sindimagem (Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás), diretor e conselheiro do Cremego por várias gestões, é membro também da diretoria da Confederação Nacional de Saúde.

Em 2009, pela sua atuação na medicina e como líder classista, foi homenageado pelo Governo do Estado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Em 2012, foi agraciado com a Medalha de Ouro de Defesa Profissional entregue pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. No ano passado, como parte das comemorações do Dia do Médico, recebeu a Comenda Nabyh Salum, entregue pela Assembleia Legislativa de Goiás.

CIRO RICARDO PIRES DE CASTRO

Nascido em Goiânia em 18 de maio de 1945, o Dr. Ciro Ricardo Pires de Castro formou-se em medicina em 1969 pela Universidade Federal do Paraná. Após um período de estágio em medicina interna e clínica médica na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e de muito trabalho em grandes hospitais da capital paulista, ele decidiu se mudar para o interior do País.

Contratado pela Mendes Júnior, seguiu para a região da rodovia Transamazônica, no Pará, onde atuou na assistência médica aos trabalhadores da empresa e a tribos indígenas do local.

Em 1971, mudou-se para São Miguel do Araguaia. Ao lado do colega Agostinho Antônio Martins, fundou na cidade o Hospital e Maternidade São Jorge, onde eram realizados todos os tipos de atendimento. Nenhum paciente deixava a unidade sem assistência.

Já casado com a enfermeira Núbia Azevedo e com filhos, ele voltou a Goiânia em 1987. Trabalhou em unidades de atendimento primário da capital e, em 1991, ingressou no Hospital de Urgências de Goiânia.

Foi diretor do Hugo por algumas gestões, participou da criação da residência médica do hospital, auxiliou na implantação e coordenou o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate) e, desde 2012, é diretor do Hugo.

Já homenageado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Governo do Estado e cidadão de São Miguel do Araguaia, Ciro Ricardo Pires de Castro foi conselheiro e diretor do Cremego entre 1998 e 2012.

HÉLIO PONCIANO TREVENZOL

Natural de Goiânia, Hélio Ponciano Trevenzol nasceu em 21 de outubro de 1949. Formou-se pela Faculdade de Medicina da UFG em 1976 e concluiu a residência em cirurgia geral, também na UFG, em 1978.

Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e com habilitação em cirurgia videolaparoscópica pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, ele concluiu o mestrado em cirurgia do aparelho digestivo na Universidade São Paulo em 2003.

Atual diretor geral do Hospital Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hélio Ponciano Trevenzol já foi chefe do Departamento de Cirurgia da UFG, médico do Ministério da Saúde, médico e chefe da cirurgia geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e professor adjunto da UFG. Esteve à frente também da criação da residência médica em cirurgia geral da Santa Casa e do Hospital de Urgências de Goiânia. Por 25 anos, em gestões intercaladas entre 1983 e 2018, foi conselheiro do Cremego.

IRENE ANGELA MELO MELGAÇO

Natural de Pará de Minas, Irene Ângela Melo Melgaço formou-se na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 1976. Dois anos depois, completou a residência médica pediátrica em Belo Horizonte e. em 1980, mudou-se com a família para Goiânia.

Por 17 anos, ela integrou a equipe médica do Hospital Lúcio Rebelo. Entre 1986 e o ano passado, dedicou-se também ao serviço público, atuando como pediatra geral da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

Membro da diretoria da Sociedade Goiana de Pediatria entre 1996 e 2000, ela ocupou vários cargos de chefia, dentre eles a chefia da Seção de Pediatria do Materno Infantil e a diretoria técnica do hospital. Atualmente, dedica-se a seu consultório de pediatria.

JOSÉ MACHADO JÚNIOR

Nascido em Anápolis em 1950, José Machado Júnior é o quinto filho de 12 irmãos. Ter um filho médico era um dos sonhos do pai dele, o sr. José Machado da Silveira. Um sonho que José Machado Júnior e os irmãos Maurício e João Bosco tornaram realidade. Hoje, os três são ginecologistas e obstetras.

José Machado Júnior formou-se em medicina em 1977 pela Universidade Federal de Goiás, iniciando uma carreira dedicada ao ensino, à prática médica e à gestão da área da saúde.

Ele foi professor de Anatomia e de Fisiologia Humana na UniEvangélica, médico auditor do SUS, plantonista no Hospital Regional de Taguatinga, diretor-geral do Hospital Municipal de Anápolis e secretário de saúde do município.

Durante sua gestão como secretário, houve grandes avanços na saúde pública em Anápolis e uma melhoria significativa na remuneração dos médicos plantonistas. Atualmente, é diretor técnico da Clínica Matermaria, em Anápolis.

LÍVIA BARROS GARÇÃO

Natural de Goiânia, Lívia Barros Garção formou-se em 1979 na Universidade Federal do Pará. Em quatro décadas dedicadas à medicina, destacou-se no exercício da profissão e também na defesa da ética médica e da valorização do trabalho médico em Goiás e em todo o Brasil.

Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica, em Medicina do Trabalho e em Ginecologia e Obstetrícia, Lívia Barros Garção foi diretora do Cremego entre 1997 e 1998, quando assumiu a presidência do Conselho.

Eleita conselheira do Conselho Federal de Medicina em 1999, ela assumiu a 1ª vice-presidência da entidade até 2004, quando foi reeleita conselheira e passou a ocupar a secretaria-geral, cargo que ocupou até 2009.

Em 2009, Lívia Barros Garção foi homenageada pelo Cremego pela representatividade de Goiás, pelo apoio aos médicos goianos, inclusive na construção desta nova sede do Conselho, e por todo o seu trabalho desenvolvido no CFM.

ROMEU FERNANDES DE CARVALHO

Nascido em Uruaçu em 5 de maio de 1946, Romeu Fernandes de Carvalho formou-se em 1972 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Foi também na UFG, no Hospital das Clínicas, que cursou residência em cirurgia geral, tendo concluído a especialização em 1974.

Nas décadas seguintes, o Hospital das Clínicas continuou fazendo parte da vida profissional de Romeu Fernandes de Carvalho. Por mais de 20 anos, ele foi professor de cirurgia geral, preceptor dos residentes em cirurgia geral e chefe do serviço de cirurgia geral do Departamento de Cirurgia do HC.

Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Romeu Fernandes de Carvalho também foi chefe do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, plantonista em cirurgia no Hospital de Urgências de Goiânia e no SAU da Unimed, conferencista e palestrante em vários cursos de extensão universitária e relator, coautor e autor de diversos trabalhos científicos .

Romeu Fernandes de Carvalho foi paraninfo dos formandos de medicina da UFG em 1996 e patrono dos formandos nas turmas de 1995 e 1997.

 

CONFIRA A COBERTURA EM VÍDEO

O Cremego entregou, no dia 17 de outubro, a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico 2019 a oito médicos. Veja como foi o evento que marcou a comemoração do Dia do Médico.

 https://drive.google.com/open?id=1ipbEIxAXtndbda1PGAiOObhlY6ke52kj

 

(Matéria aprovada pelo 1º Secretário/Presidente do Cremego)

Youtube Instagram Facebook
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.