CRM Virtual

Conselho Regional de Medicina

Acesse agora

homenagem 2012 siteEm comemoração ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, o Cremego entregou a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico a oito médicos, todos com mais de 35 anos de trabalho e destaque no exercício da medicina em Goiás. A homenagem foi prestada aos médicos Carlos Inácio de Paula, Célio Heitor de Paula, Elzevir Talvane Frazão, Heitor Rosa, Joaquim Caetano de Almeida Netto, Manoel Maria Pereira dos Santos, Nílzio Antônio da Silva e à médica Sílvia Lêda França Moura de Paula.

A solenidade de entrega da comenda foi realizada na sede do Cremego, na noite de 19 de outubro, e reuniu diretores do Conselho, conselheiros; representantes de entidades das áreas médica e hospitalar; autoridades da área da saúde, como o secretário Estadual da Saúde, Antonio Faleiros; o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira; o deputado estadual Helio de Sousa; o senador Cyro Miranda; médicos, parentes e amigos dos homenageados.

O presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, ressaltou a importância dos homenageados, destacando que eles são exemplos de ética, inovação, respeito, pioneirismo e dedicação à medicina. “Cada um, em sua especialidade, vem dando uma grande contribuição ao desenvolvimento da medicina tanto nos campos do ensino, da pesquisa e da assistência, quanto na organização e no fortalecimento da classe médica”, disse.

Após a leitura de uma síntese do currículo de cada homenageado, foram entregues os diplomas e troféus de Honra ao Mérito Profissional Médico/2012. Carlos Inácio de Paula recebeu o diploma e troféu das mãos do conselheiro Robson Azevedo e do diretor de Fiscalização do Cremego, Eduardo Alves Teixeira.

Os conselheiros Flávio Cavarsan e Bragmar Emílio Braga, o coordenador da Codame, Evandélio Alpino Morato, e o vice-presidente, Adriano Alfredo Brocos Auad, entregaram a homenagem ao conselheiro Célio Heitor de Paula.

Elzevir Talvane Frazão recebeu a comenda dos conselheiros Ciro Ricardo Pires de Castro e Haroldo Torres; Heitor Rosa recebeu a homenagem do presidente do Cremego e do vice-presidente, Carlos Alberto Ximenes. O presidente Salomão Rodrigues Filho e o corregedor de Sindicância, Rômulo Sales de Andrade, entregaram o diploma e troféu a Joaquim Caetano de Almeida Netto.

Manoel Maria Pereira dos Santos recebeu a comenda do conselheiro Hélio Trevenzol e do tesoureiro Lueiz Amorim Canêdo; Nílzio Antônio da Silva recebeu a homenagem das mãos do conselheiro Pedro Jorge Gayoso e do  secretário do Cremego, Fernando Pacéli Neves de Siqueira. A homenagem à médica Sílvia Lêda França Moura de Paula foi entregue pela conselheira federal Cacilda Pedrosa e pelo conselheiro e presidente do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás, Leonardo Mariano Reis.

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Vardeli Alves de Moraes, saudou os homenageados, ressaltando que a entrega desta comenda mostra que o Cremego está atento ao trabalho dos médicos, muitos professores da Faculdade de Medicina da UFG. O secretário Estadual de Saúde, Antonio Faleiros, também cumprimentou os homenageados, ressaltando que entende que os critérios de escolha são muito justos, pois os médicos condecorados muito bem representam a classe médica goiana.

Falando em nome dos homenageados, o médico Heitor Rosa afirmou que se sentia duplamente honrado: pela homenagem e por ter sido escolhido para representar os colegas. Ele elogiou a iniciativa e o trabalho do Cremego. “Espero que meus colegas concordem: somos nós que devemos prestar homenagem a este Conselho, que durante todos esses anos em que praticamos a arte médica, soube guiar-nos e ser o local de acolhida em nossas dúvidas”, disse.

 

SAIBA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS

 

CARLOS INÁCIO DE PAULA (CRM NÚMERO 976)

O médico Carlos Inácio de Paula nasceu em 25 de agosto de 1943. Filho de Edson de Paula Silveira e Adriana Almeida Silveira, ele se formou em medicina em 1969 pela Universidade Federal de Goiás. Especializou-se em cancerologia e mastologia e, também, graduou-se em administração hospitalar.

Professor de biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, ele foi o fundador do Departamento de Oncologia da AMG, da regional da Sociedade Brasileira de Mastologia e da residência médica em cancerologia do Hospital Araújo Jorge.

Membro titular da cadeira 12 da Academia Goiana de Medicina, Carlos Inácio de Paula é co-autor dos livros “Relação Médico-Paciente”, “Quimioterapia de Mama” e “Cancerologia Básica”.

Casado com Cirila Tereza, é pai da administradora Sônia Helena e dos médicos Adriano e Luciana de Paula.

 

CÉLIO HEITOR DE PAULA (CRM NÚMERO 1462)

Filho de Áureo Heitor de Paula e Antonieta Lino de Paula, o oftalmologista Célio Heitor de Paula nasceu em 26 de abril de 1945, na cidade de Inhumas. Formou-se em medicina em 1973 pela Universidade de Brasília e cursou residência médica e pós-graduação em oftalmologia no Rio de Janeiro.

Por oito anos, foi professor de residência médica em oftalmologia no Departamento de Glaucoma da Fundação Banco de Olhos.

Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e das Sociedades Brasileira e Goiana de Oftalmologia, Célio Heitor de Paula também é membro conselheiro do Cremego desde 1993, tendo participado da diretoria por nove anos e dado uma grande contribuição ao trabalho desenvolvido pelo Conselho.

 

 

ELZEVIR TALVANE FRAZÃO (CRM NÚMERO 861)

Natural de Crato, no Ceará, Elzevir Talvane Frazão mudou-se com a família para Goiás ainda criança. Em 1968, formou-se em medicina na quarta turma graduada pela Universidade Federal de Goiás. No ano seguinte, mudou-se para São Paulo e cursou residência médica em anestesiologia no Hospital das Clínicas da USP.

Em 1970, retornou a Goiânia e ingressou no Grupo de Anestesia, no qual trabalha até hoje, atuando em grande parte dos hospitais da capital.

Também foi professor e instrutor do Centro de Treinamento em Anestesia do Hospital das Clínicas da UFG, cargo que ocupou entre 1971, quando foi aprovado em um concurso público, até 2001, quando se aposentou.

Casado com Ana Maria da Silva Frazão, é pai da pianista e professora de música Ana Flávia, da odontóloga Fernanda e do advogado e promotor Murilo e avô de Laura, Malu e Bernardo.

 

 

HEITOR ROSA (CRM NÚMERO 867)

Heitor Rosa nasceu em Urutaí em 27 de outubro de 1940. Filho do farmacêutico Joviano Rosa e de Aureolina de Faria Rosa, ele formou-se em medicina em 1966 pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em medicina, professor titular de gastroenterologia, professor emérito e ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Heitor Rosa é autor de mais de 40 trabalhos científicos, membro de várias instituições da área médica e da Academia Goiana de Medicina e já foi homenageado por várias instituições, como a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia.

Além da medicina, Heitor Rosa também se dedica à literatura e às artes. Autor de obras premiadas, ele foi um dos criadores do Show do Esqueleto, principal manifestação cultural dos estudantes de medicina da UFG. Também criou o brasão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Casado com a pianista Consuelo Quireze Rosa, é pai da nutricionista Ana Carolina.

 

JOAQUIM CAETANO DE ALMEIDA NETTO (CRM NÚMERO  618)

Oriundo do meio rural, Joaquim Caetano é o primeiro médico goiano nascido na cidade de Mossâmedes. Ele formou-se em medicina em 1962 pela antiga Faculdade Nacional da Praia Vermelha no Rio de Janeiro. Entre 1963 e 1965, fez residência médica em Doenças Infecciosas e Cardiologia.

Em 1966, mudou-se para Goiânia e foi aprovado em um concurso público, ingressando no Departamento de Medicina Tropical do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP).

Desde então, atua como médico na área de cardiologia e professor e pesquisador no IPTSP, onde obteve o título de doutor em 1970.   Por dois mandatos, foi diretor do antigo Hospital Oswaldo Cruz e do IPTSP, onde desenvolveu pesquisas principalmente em malária, Doença de Chagas e febre amarela, divulgadas através de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e capítulos de seis livros didáticos nacionais.

Em seu primeiro mandato de diretor do IPTSP, criou na UFG o primeiro curso de pós-graduação Stricto Sensu da área da saúde, o atual programa de pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública, atualmente nos níveis de mestrado e doutorado.

Foi o primeiro pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG. Em sua gestão, foram realizadas as duas primeiras Jornadas de Pesquisa da Universidade e criada a Fundação de Apoio a Pesquisa.

Joaquim Caetano é membro da Academia Goiana de Medicina desde 2002, seu atual presidente e também vice-presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina na Região Centro Oeste.

 

MANOEL MARIA PEREIRA DOS SANTOS (CRM NÚMERO 797)

Filho de Antônio Pereira dos Santos e Antônia Araújo dos Santos, Manoel Maria Pereira nasceu em 20 de dezembro de 1935. Formou-se em medicina em 1967 pela Universidade Federal de Goiás.

Nos dois anos seguintes, cursou residência médica em cirurgia geral também na UFG e, em 1981, concluiu o doutorado em cirurgia abdominal na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Já participou de dezenas de cursos, congressos e conferências realizados em Goiás e em outros Estados. Sua grande experiência profissional lhe rendeu convites para a participação em bancas examinadoras do exame de seleção do curso de mestrado em cirurgia do aparelho digestivo, da defesa de dissertação de mestrado e para a avaliação de desempenho acadêmico, entre outras.

Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, tesoureiro do Capítulo de Goiás do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Manoel Maria foi diretor técnico do Hospital Monte Sinai, preceptor do quinto ano médico e chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG.

Manoel Maria também presidiu a comissão propositora de criação e funcionamento do Departamento de Urgências da Faculdade de Medicina da UFG.

 

NILZIO ANTÔNIO DA SILVA (CRM NÚMERO 865)

O médico Nílzio Antônio da Silva nasceu em Jaboatão, Pernambuco, em 13 de junho de 1942. Filho de Napoleão Hermínio da Silva e Dorvalina Nilza da Silva, ele formou-se em medicina em 1968 pela Universidade Federal de Goiás.

Três anos depois, concluiu a residência médica em reumatologia em São Paulo, onde também fez doutorado nesta especialidade.

Membro da Sociedade Goiana, Sociedade Brasileira, Liga Panamericana e Colégio Americano de Reumatologia, Nílzio Antônio sempre dividiu seu tempo entre o ensino da medicina e o atendimento aos pacientes nas redes pública e privada. Já trabalhou em vários serviços públicos e, desde 1974, atende em seu consultório particular.

Ele também foi coordenador do serviço de clínica médica e diretor do antigo Hospital do Inamps, coordenador do serviço de reumatologia do Hospital das Clínicas da UFG e presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Criador do curso de residência médica em reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UFG, Nílzio Antônio é autor de 30 capítulos de livros e de 50 artigos sobre reumatologia publicados no Brasil e no exterior. O médico também já apresentou cerca de 150 trabalhos em congressos, orientou dissertações de mestrados e teses de doutorado, participou de bancas de mestrado e doutorado e foi conselheiro do Cremego por três mandatos.

 

 

SILVIA LÊDA FRANÇA MOURA DE PAULA (CRM NÚMERO 2.036)

Natural de Fortaleza , no Ceará, Silvia Lêda França Moura de Paula nasceu em 23 de junho de 1949. Filha de Silvio Caracas de Moura e Lêda França de Moura, ela se formou em medicina em 1974 na Universidade de Brasília e, em 1976, concluiu o curso de residência médica em endocrinologia.

Em 2001, obteve o certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Em 1978, participou da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Regional de Goiás, e presidiu a entidade entre 1984 e 1986.

Além da atuação no atendimento à população, Sílvia Leda também dedicou-se ao ensino. Ela foi professora adjunta do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e preceptora de residência médica em Clínica Médica do HGG e Hospital de Urgências de Goiânia.

Ao lado dos médicos Renaldo Borges e Estela Muszkat Jatene, iniciou a residência médica em endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFG em 1994. Um serviço que supervisiona desde 1994 e que já formou mais de 30 especialistas.

Chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFG desde 2008, Sílvia Leda já recebeu várias homenagens, como o Prêmio Mérito Profissional em Endocrinologia entregue em 1999.

Casada com o médico patologista Élbio Cândido de Paula, ela é mãe dos médicos Henrique, Isabela e Gabriela e do economista Eduardo Moura de Paula e avó de Mateus e Emanuella.

Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.