Juarez (esq.), Aldair, Rosângela e Deusdedith
Em reunião realizada no dia 14 de julho, a diretoria do Cremego aprovou a criação da Câmara Técnica de Medicina de Tráfego. A nova câmara, que vem ampliar o trabalho já realizado por 29 câmaras técnicas de várias especialidades médicas (clique aqui e confira a relação), será coordenada pelo tesoureiro do Cremego, Rômulo Sales de Andrade.
Os integrantes desta nova câmara serão escolhidos pelo coordenador. A criação foi aprovada três dias após a visita do 3º vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Juarez Monteiro Molinari, ao presidente do Cremego, Aldair Novato Silva. Acompanhado pelos médicos Rosângela Tófani e Deusdedith Vaz, o vice-presidente da Abramet pleiteou a criação da câmara.
Esse pleito faz parte de um amplo trabalho que vem sendo realizado pela Abramet em todo o País com o objetivo de proporcionar maior apoio para a formação e a atuação dos especialistas, visando a melhoria do atendimento prestado à população e a valorização dos médicos e da especialidade.
Juarez Monteiro Molinari explica que, atualmente, o Brasil enfrenta uma “epidemia” de acidentes de trânsito, que resultam em um grande número de mortes e em outras tantas vítimas com graves sequelas, por isso, é preciso fortalecer o trabalho dos especialistas responsáveis pela avaliação médica dos condutores. Segundo ele, também é preciso melhorar a formação e a fiscalização do trabalho desses médicos para que os exames necessários sejam bem realizados.
Além da reivindicação de instalação de câmaras técnicas em todos os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), a Abramet está providenciando também a criação de entidades federadas para representar a associação nos Estados e fortalecer a boa formação e o trabalho dos especialistas. A pauta da associação inclui ainda a promoção de cursos de Atualização e Formação de Médicos em Medicina de Tráfego. Em Goiás, o curso de atualização e capacitação de médicos deve ter início em novembro e duração de um ano. Esse curso será oferecido a médicos que já atuam na área.
A conclusão deste curso pelo médico contará pontos quando da realização da prova para a obtenção do título de especialista. Atualmente, Goiás conta com 522 médicos credenciados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e 144 especialistas em Medicina de Tráfego. Durante a visita a Goiás, o vice-presidente da Abramet reuniu-se também com diretores do Conselho Estadual de Trânsito de Goiás (Cetran-GO), Detran-GO, do Sindicato dos Médicos, da Associação Médica de Goiás.
(Rosane Rodrigues da Cunha/Assessora de Comunicação – Cremego 19/07/16)