Por meio de cartazes afixados nas unidades da rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia está convidando os pacientes a avaliarem o atendimento médico nestes locais. Basta acessar o QRCode e opinar sobre a assistência médica recebida.
Mas, o Cremego alerta: o trabalho médico não pode ser avaliado isoladamente, afinal, o atendimento nas unidades de saúde não se restringe aos médicos.
Ele começa na recepção, engloba a estrutura física do local, a oferta e qualidade dos insumos, equipamentos e medicamentos necessários, o trabalho de outros profissionais de saúde, a segurança e conforto oferecidos aos pacientes e muito mais.
Avaliar somente a atuação do médico, como propõe a SMS, é reduzir a assistência à saúde ao trabalho deste profissional e atribuir a ele a responsabilidade por todo o sucesso e por falhas neste atendimento.
Se o objetivo da SMS é ouvir a população e melhorar a assistência, o chamado “Avalie seu médico com o seu celular”, impresso nos cartazes, deve ser imediatamente substituído por “Avalie o atendimento prestado pela SMS com o seu celular”.
O paciente deve ter a oportunidade de opinar sobre todo o processo de sua assistência, da recepção à alta. Isso é o correto. O Cremego espera que a SMS reavalie e corrija esse equívoco.