Coordenadores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pelo Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), reuniram-se, no dia 14 de maio, com o presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho. Durante a reunião, na sede do Conselho, eles apresentaram um balanço dos dois primeiros meses de atuação do Idtech à frente do HGG.
O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero; o coordenador de Gestão Hospitalar, Marcelo Rabahi; o coordenador de Regulação Assistencial, Rafael Nakamura; o chefe de divisão de Clínica Médica, Antônio Ximenes; e o também integrante do grupo gestor do HGG, o diretor-geral da unidade André Braga, relataram que já houve avanços positivos na gestão, que resultaram na melhoria das condições de funcionamento do HGG e na retomada de serviços que estavam suspensos por falta de materiais e equipamentos.
Marcelo Rabahi exemplificou que, nos meses de março e abril de 2012, houve um aumento de 20% no número de cirurgias realizadas no hospital em relação ao mesmo período do ano passado. A falta de medicamentos, outro problema grave que sempre ameaçava o funcionamento do HGG, segundo os coordenadores, já foi totalmente solucionada.
Parte dos leitos que estava desativada voltou a funcionar e a meta do Idtech é que a taxa de ocupação do hospital chegue a 100%. Segundo os coordenadores, alguns problemas encontrados quando assumiram a gestão já foram sanados, mas muito ainda precisa ser feito e o Instituto vai continuar trabalhando para melhorar o funcionamento do HGG, o atendimento prestado à população e a remuneração dos médicos.
O presidente do Cremego afirmou que a expectativa do Conselho é que o hospital funcione bem e que as dificuldades sejam sanadas. Ele observou que, nos últimos meses, houve uma redução nas denúncias recebidas pelo Cremego sobre falhas no funcionamento do hospital e disse que o Conselho vai continuar acompanhando o trabalho da nova gestão do HGG, apresentando sugestões e propondo melhorias. O Idtech também deve ser convidado para participar de uma sessão plenária no Cremego para debater a gestão do hospital.