Por meio da Resolução nº 2.333/23, publicada em 11 de abril de 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de anabolizantes e hormônios andrógenos para fins estéticos, como ganho de massa muscular e melhor desempenho em exercícios físicos.
Há algumas semanas, o Cremego já tinha se posicionado contra as indicações de reposição de testosterona para mulheres, quando as pacientes não têm déficit sério desse hormônio. Os efeitos colaterais do uso são vários: infertilidade, danos ao fígado, mudanças de humor, malformações fetais, queda de cabelo, problemas cardíacos e outros.
Agora, o CFM emitiu a decisão e foi motivado pela falta de benefícios claros para a aplicação dessas substâncias, assim como a existência de poucos estudos a respeito dos riscos. Assim, as prescrições podem ser feitas apenas nos casos em que, comprovadamente, o paciente tem deficiência hormonal.
Clique aqui e confira o texto completo da Resolução nº 2.333/23.
Confira também a entrevista do conselheiro do Cremego e do CFM, Leonardo Emílio, ao programa Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, sobre o assunto:
Conselho Federal de Medicina proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos
https://globoplay.globo.com/v/11527614/
(Texto aprovado pela Presidência/Cremego 11/04/23)