O médico Celmo Celeno Porto foi eleito, no dia 23 de outubro, membro honorário da Academia Nacional de Medicina. A eleição representa o reconhecimento nacional do grande trabalho desenvolvido pelo doutor em Clínica Médica, professor e escritor Celmo Celeno e a estreia de Goiás na mais antiga instituição cultural e cientifica brasileira.
Desde a sua fundação, há 185 anos, a Academia, que tem entre seus membros médicos, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Miguel Couto, Euclides Zerbini, Adib Jatene e Ivo Pitanguy, reúne-se todas as quintas-feiras para a discussão de temas relevantes relacionados à medicina no Brasil e no mundo, a promoção de congressos nacionais e internacionais, de intercâmbio com instituições congêneres de todo o mundo e debates sobre o ensino e a prática da medicina.
O novo acadêmico é natural de Araguari (MG) e formou-se, em 1958, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, onde defendeu tese de doutorado em 1963. Três anos depois, mudou-se para Goiânia, quando foi aprovado em concurso para professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Aos 80 anos de idade e residindo na capital goiana, Celmo Celeno Porto traz no currículo importantes trabalhos nas áreas de assistência, ensino, pesquisa, organização e representatividade da classe médica. Ele foi, por exemplo, um dos fundadores da Academia Goiana de Medicina, da qual foi o primeiro presidente, e é também autor de livros, como “Vademecum de Clínica Médica” e “Cartas aos Estudantes de Medicina”.
O Cremego parabeniza Celmo Celeno Porto por essa conquista que engrandece a medicina goiana.
(Asses. Comunicação/Cremego 18/11/14)
(Asses. Comunicação/Cremego 18/11/14)