Boletim Eletrônico Nº 535 20/12/2017

 

Cremego terá recesso neste fim de ano

 

Devido às festividades de Natal e Ano Novo, o Cremego estará em recesso entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. O Conselho retoma suas atividades normais no dia 2 de janeiro a partir das 8 horas.

O Cremego deseja um excelente Natal e Feliz Ano Novo a todos (as)!

 

Parcelamento da anuidade do Cremego deve ser solicitado até 20 de janeiro

 

Os médicos e pessoas jurídicas interessados em parcelar a anuidade de 2018 devida ao Cremego devem solicitar o parcelamento até o dia 20 de janeiro. A solicitação deve ser feita via e-mail. Basta enviar o pedido para    financeirocremego@cremego.org.br, informando o nome completo e número de registro no Conselho. O pagamento pode ser dividido em até cinco parcelas, a serem quitadas entre janeiro e maio.

 

O total a ser pago pelas pessoas jurídicas é calculado de acordo com a faixa de capital social da empresa, variando de 726 reais para empresas com até 50 mil reais de capital a 5.808 reais para aquelas com mais de 10 milhões de capital social. A anuidade da pessoa jurídica vence em 31 de janeiro.

 

O valor integral da anuidade da pessoa física é de 726 reais e vence em 31 de março de 2018. São oferecidos descontos a quem antecipar a quitação da anuidade: o médico que efetuar o pagamento até 31 de janeiro, em cota única, pagará R$ 689,70 e quem pagar até 28 de fevereiro, R$ 704,22. O pagamento após o prazo de vencimento está sujeito a multa e juros. Leia mais.

 

 

EXAME

Primeiro Exame de Egressos do Cremego foi realizado no dia 16

Com a participação de médicos recém-formados e de formandos em medicina em instituições, como a PUC Goiás, UniEvangélica e  faculdades de Gurupi (TO) e Araguari (MG), o Cremego realizou no dia 16 de dezembro seu primeiro Exame de Egressos. A prova, com cem questões objetivas abordando conhecimentos básicos em área como pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia e saúde pública, começou a ser aplicada pontualmente às 8 horas e os inscritos tiveram quatro horas para concluir o exame.

A participação na prova era facultativa e o objetivo do Cremego é avaliar a formação dos novos médicos. O presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, explicou que com a realização do exame o Cremego já vai criando a cultura de avaliação dos formandos e recém-formados em medicina, o que deve contribuir para melhorar o ensino médico no Estado e no País.

O gabarito preliminar já está disponível no site do Conselho e o resultado final deve ser divulgado até o dia 31. Esses resultados são confidenciais e serão repassados exclusivamente aos participantes. As faculdades de medicina receberão um relatório conclusivo de desempenho de seus alunos, por área de conhecimento, sem a identificação pessoal dos candidatos. Para saber mais sobre o Exame, clique aqui e confira cobertura completa da aplicação da prova na próxima edição de Cremego em Revista.

 

 

TACs

TAC é assinado e Hospital Municipal de Sanclerlândia é desinterditado

Interditado pelo Cremego no dia 20 de dezembro, o Hospital Municipal São Vicente de Paula, localizado em Sanclerlândia, cidade distante 136 quilômetros de Goiânia, foi desinterditado no início da noite do mesmo dia pelo presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, após a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o prefeito Itamar Leão (PSDB), o secretário de Saúde, Valdivino Mendonça, e o procurador do município, Everaldo José dos Santos.

Os representantes do município estiveram na sede do Cremego na tarde do dia 20 e, por meio do TAC, se comprometeram a instalar um gerador de energia e garantir as condições de funcionamento do pronto-atendimento dentro de dez dias. Em 60 dias, a unidade deve apresentar ao Cremego os exames de saúde dos funcionários do hospital e, em 180 dias, concluir a reforma do prédio com a finalidade de eliminar as infiltrações e a apresentar o alvará sanitário da unidade. Se o acordo não for cumprido, o hospital sofrerá nova interdição ética.

 

Cremego dá prazo de 15 dias para assinatura de TAC para sanar deficiências na Nascer Cidadão

Em reunião realizada no dia 19 de dezembro, a diretoria do Cremego concedeu um prazo de 15 aos diretores da Maternidade Nascer Cidadão, Sebastião Pereira e Rogério Cândido, para a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a definição de prazos e ações para sanar deficiências que vêm comprometendo o funcionamento da unidade situada na região noroeste de Goiânia. O TAC com o Cremego deve ser assinado pelos diretores e pela secretária Municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Caso o compromisso não seja firmado nos próximos 15 dias, a maternidade, que realiza mais de 300 partos por mês, poderá ser interditada pelo Conselho, que significa o veto do trabalho médico no local. Os diretores reconheceram que a unidade enfrenta problemas, como a falta de equipamentos e déficit de pessoal, e se comprometeram a apresentar a minuta do acordo à secretária. Leia mais.

 

 

PLENÁRIAS

Plenária temática debate a assistência obstétrica em Goiás e sua interface com a enfermagem

Em plenária temática realizada no dia 28 de novembro, o Cremego debateu o tema “Assistência Obstétrica em Goiás e sua Interface com a Enfermagem Obstétrica”. Participaram da discussão, representantes da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO), da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), médicos obstetras, diretores técnicos de maternidades e chefes de serviços de residência médica em obstetrícia de Goiânia e do interior do Estado. Leia mais.

 

Atendimento de urgência em ginecologia, obstetrícia e pediatria é debatido no Cremego

Representantes de maternidades públicas e privadas da região metropolitana de Goiânia, conselheiros e diretores do Cremego participaram, no dia 19 de dezembro, da plenária temática que debateu o atendimento em pediatria, ginecologia e obstetrícia na rede de urgência e emergência na região.

A reunião, que encerrou o calendário de plenárias temáticas mensais de 2017 do Cremego, foi realizada na sede do Conselho e expôs dificuldades enfrentadas pelos médicos nesta área, principalmente devido à superlotação de unidades públicas e à ausência de plantões de pediatras e obstetras nos hospitais privados.

Ao final dos debates, foi definido que o Cremego entrará em contato com os representantes dos Poderes Executivo Estadual e Municipal e com os secretários de Saúde do Estado e municípios em busca de uma solução definitiva para os problemas que já se arrastam há anos.

 

HOMENAGENS

Presidente do Cremego é homenageado pela Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, foi homenageado, no dia 8 de dezembro, pela Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Conselho. Prestada pelo coordenador da Câmara Técnica, Paulo Reis Esselin de Melo, e pelo vice-coordenador Leonardo Emílio da Silva, durante a abertura do II Curso Continuado de Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões/CBC – Capítulo de Goiás e solenidade de posse dos novos membros do CBC, a homenagem foi um agradecimento pela criação da Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que, segundo os coordenadores, demonstra o reconhecimento da importância desta área de atuação da cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia geral e seguramente vai contribuir para o seu desenvolvimento em Goiás.

 

Salomão Rodrigues Filho recebe a Medalha de Honra UFG 2017

Em solenidade realizada no dia 30 de novembro, no Teatro Asklepiós, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, o médico Salomão Rodrigues Filho foi homenageado com a Medalha de Honra UFG 2017, concedida a ex-alunos da instituição que tenham dado relevantes contribuições à sociedade. Formado em medicina pela UFG em 1971, o psiquiatra Salomão Rodrigues foi homenageado por estar se destacando no exercício da profissão, na organização da classe médica e na defesa da ética médica e da qualidade da saúde em Goiás e no Brasil ao longo destes 46 anos.

Celmo Celeno Porto foi homenageado pelo CFM

O cardiologista, professor, autor de vários livros na área médica e coordenador do Centro de Estudo e Pesquisa (CEPE) do Hospital Santa Helena, Celmo Celeno Porto, foi condecorado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no dia 12 de dezembro, com a Comenda Fernando Figueira de Medicina e Ensino Médico. Indicado pelo Cremego, ele recebeu a comenda durante solenidade que marcou também a celebração dos 60 anos dos CFM.

CREMEGO NA MÍDIA

Matéria aborda a atuação de doulas em parto humanizado

Em entrevista ao Jornal Opção, publicada em 18 de dezembro, Aldair Novato Silva, vice-presidente do Cremego, falou sobre a atuação de doulas no atendimento a gestantes. “Nós reconhecemos o trabalho das doulas que é de acompanhar, acalmar, dar apoio à gestante. Isso é extremamente importante. O que acontece, algumas vezes, e nós já recebemos reclamações nesse sentido, são de doulas que querem interferir na conduta do médico, e isso é inaceitável”, disse. Confira a matéria completa.

Presidente fala sobre novos critérios para a definição de morte encefálica

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, no dia 12 de dezembro, novas normas para a definição da morte encefálica. A partir da nova resolução, além do neurologista, outros especialistas como médico intensivista, neurocirurgião ou médico de emergência, poderão diagnosticar o fim da atividade cerebral do paciente. Em entrevista ao Jornal Opção, o presidente do Cremego, Leonardo Reis, falou sobre o assunto. Para ele, a medida traz mais segurança para a doação de órgãos já que a realização  de exames ratificam a morte encefálica. Confira a matéria completa.

Para conferir outras notícias do Cremego e da área da saúde, acesse o site (www.www.cremego.org.br) e as redes sociais do Conselho (facebook e instagram)

 

 

 

Boletim Eletrônico Ano 11 Nº 535 20/12/2017

Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)

Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis

Edição: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764 JP
Assessora de Comunicação – Cremego 
www.www.cremego.org.br
imprensa@cremego.org.br
(62) 3250 4900 

 

 

 

Youtube Instagram Facebook
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.