Ano 9 Nº 520 10/11//2016

Plenária temática debate a prática da terapia antiaging e de outros procedimentos sem evidências científicas

Com a participação expressiva da classe médica, de diretores e conselheiros e de representantes de Sociedades de Especialidades, como Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Geriatria, Cirurgia Plástica e Ginecologia e Obstetrícia, além de convidados de outros Estados, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Vigilância Sanitária, o Cremego realizou, no dia 1º de novembro, a plenária temática “A prática da terapia antiaging e de outros procedimentos sem evidências científicas”.

Durante cerca de três horas, eles debateram a prescrição de procedimentos sem comprovação científica, a modulação hormonal, o uso de hormônios do crescimento para fins estéticos, a dieta do hGC, excessos de pedidos de exames, a biorressonância e outros “tratamentos” vedados por resoluções do CFM. O Cremego e as Sociedades de Especialidades divulgarão uma nota técnica para orientar os médicos e a sociedade sobre o assunto. Clique aqui, leia mais e confira o áudio completo da plenária.

 

Nova plenária do Cremego vai debater a segurança em cirurgia plástica em Goiás

A segurança em cirurgia plástica em Goiás será discutida com a classe médica na plenária temática que o Cremego vai realizar no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, em sua sede – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos). O objetivo é debater formas de melhorar a segurança nos procedimentos cirúrgicos realizados no Estado e prevenir as complicações gerais e óbitos.

O assunto será debatido com a diretoria do Cremego e conselheiros; o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) nacional, Luciano Chaves; a diretoria da SBCP-GO; Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (Saego); diretoria de grupos de anestesia; cirurgiões plásticos; anestesiologistas e representantes do setor hospitalar.

Participe:

  • Data: 30/11/16 (quarta-feira)
  • Horário: 20 horas
  • Local: Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos)

 

 

 

CFM define responsabilidades de diretores técnicos e clínicos de unidades de saúde

 

Publicada no dia 27 de outubro, a Resolução 2.147/2016, do Conselho Federal de Medicina (CFM), torna mais clara as atribuições, direitos e responsabilidades de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos. As normas, que entrarão em vigor em 180 dias, destacam que a prestação de assistência médica e a garantia das condições técnicas de atendimento nas instituições públicas ou privadas são de responsabilidade do diretor técnico e do diretor clínico, os quais, no âmbito de suas respectivas atribuições, responderão perante o Conselho Regional de Medicina (CRM).

Segundo o relator da resolução e 3º vice-presidente do CFM, conselheiro Emmanuel Fortes, a diferenciação entre as funções há muito tempo era reclamada no CFM. A regra vale para estabelecimentos de hospitalização ou de assistência médica pública ou privada em qualquer ponto do território nacional. Será exigida para o exercício do cargo ou função de diretor clínico ou diretor técnico de serviços assistenciais especializados a titulação em especialidade médica correspondente, registrada no Conselho Regional de Medicina (CRM). Leia mais.

 

Presidente do Cremego participa da posse de Iris Rezende na presidência de honra do Codese

O presidente do Cremego, Aldair Novato Silva, participou, no dia 7 de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, da solenidade de posse do prefeito eleito da capital, Iris Rezende (PMDB), na presidência de honra do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). O Cremego integra a Câmara Técnica da Saúde do Codese.

A solenidade selou a parceria entre o Codese e a Prefeitura de Goiânia, que inclui acordo para reuniões periódicas entre o futuro prefeito e os representantes da sociedade civil organizada, que integram o conselho, com o objetivo de traçar metas para que em 2033, ano do centenário de Goiânia, a cidade esteja entre as 10 melhores do Brasil em qualidade de vida.

Ìris Rezende parabenizou o Codese pela iniciativa de unir forças em prol da capital. Para o presidente do Codese, Renato Correia, a posse de Iris como presidente de honra da entidade é o grande passo para que as políticas públicas propostas a partir de estudos realizados pelas câmaras técnicas com a consultoria de empresas especializadas sejam colocadas em prática. O segundo tesoureiro do Cremego e presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz de Siqueira, também participou da solenidade.

 

Reunião debate condições de trabalho na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Médicos do corpo clínico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, chefes de setores e a diretoria técnica da unidade goianiense, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e da Organização Social (OS) responsável pela gestão da maternidade estiveram no Cremego no dia 8 de novembro.

Em reunião com diretores do Conselho, eles relataram problemas enfrentados pelos médicos da unidade, como a falta de segurança no local, más condições de trabalho e falhas nas escalas de plantão. O Cremego fará uma fiscalização na unidade e, se forem constatados problemas, os responsáveis serão notificados.

 

 

CREMEGO NA MÍDIA  

Mais Médicos: Cubanos vão ser trocados

Vice-presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, falou ao jornal O Popular sobre o edital que o Ministério da Saúde deve publicar no dia 11 de novembro e prevê mudanças no programa Mais Médicos com a substituição de médicos cubanos por médicos brasileiros. Confira a entrevista publicada hoje (10).

 

PARECERES CREMEGO

 

Paracer Consulta nº 01/2016 – O parecer do conselheiro Leonardo Mariano Reis trata da remuneração do trabalho médico com base na produção de resultados e conclui que “não é considerado antiético da parte da Direção do Nosocômio estabelecer gratificação médica com base em cumprimento de metas mínimas, desde que dentro da razoabilidade, que não condicione a número de procedimentos ou infrinja principalmente os artigos do CEM 14, 19, 20, 35, 32, 40, 67, mas também qualquer outro e que não se subtraia da remuneração principal do trabalhador como penalização por não cumprimento de metas”. Clique aqui e confira o texto completo.

Parecer Consulta Nº 5/2016 – O parecer do conselheiro Evandélio Alpino Morato trata da monitorização intraoperatória dos nervos laríngeo recorrente, laríngeo superior, vago e facial. De acordo com o parecer, o médico cirurgião de cabeça e pescoço não pode, durante o ato operatório sob sua responsabilidade e em conjunto com o procedimento cirúrgico, realizar a monitorização neurofisiológica intraoperatória. Clique aqui e confira o texto completo.

Parecer Consulta Nº 8/2016 – O parecer do conselheiro Leonardo Mariano Reis trata do estabelecimento de dias e horários exclusivos na agenda médica para atendimento particular. Segundo o parecer, é dada ao médico inteira autonomia para controlar sua agenda de marcação de atendimentos, não sendo considerado ato discriminatório destinar horários diferenciados para as diversas categorias de paciente, desde que previamente previsto em contrato e informado ao usuário, e nunca praticando dupla cobrança. Clique aqui e confira o texto completo.

 

Convite – Lançamento do livro do médico Joaquim Caetano de Almeida Netto

O médico Joaquim Caetano de Almeida Netto convida para o lançamento do seu livro “O Caminhar da Medicina do Mundo Antigo a Goiás – Uma visão sumária até a modernidade”.

A obra será lançada nesta sexta-feira, 11 de novembro, às 20 horas, na sede do Cremego. O livro aborda, de forma objetiva e bem organizada, os caminhos percorridos pela medicina até os dias atuais, enfocando aspectos, como as interações com as crendices, o poder político, preceitos éticos, os avanços tecnológicos e a substituição de práticas empíricas pelas baseadas em estudos científicos. Um pouco da história de grandes nomes da medicina brasileira e goiana também é relatado na obra.

Formado em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira acadêmica, Joaquim Caetano é membro titular e ex-presidente da Academia Goiana de Medicina e professor emérito da Universidade Federal de Goiás.

LANÇAMENTO

Data: 11 de novembro de 2016
Horário: 20 horas
Local: Cremego – Rua T-27,148 – Setor Bueno
Goiânia (GO) – entrada de eventos

 

 

CURTAS

Dia Mundial do Diabetes no HGG – Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG) vai promover uma grande ação nesta sexta-feira, 11, das 7 às 16 horas. Serão instaladas tendas no estacionamento do hospital e a expectativa dos organizadores é que cerca de 800 pessoas passem pelo local, onde serão oferecidos serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo do IMC, orientações nutricionais e médicas, avaliação do pé diabético e exames oftalmológicos, além de esclarecimentos sobre a prevenção e o controle da doença.

 

Posse – Comissões de Ética Médica – No dia 11 de novembro, às 9 horas, o Cremego vai empossar os membros da Comissão de Ética Médica (CEM) do Hospital de Urgências de Trindade. A solenidade será no auditório do hospital. No dia 16, às 20 horas, no auditório do Cremego, em Goiânia, serão empossados os membros das CEMs do CBCO, Fundação Banco de Olhos de Goiás, Hospital Ortopédico de Goiânia, Hospital Santa Helena, Instituto Ortopédico de Goiânia, Sempremed – Serviços em Diagnósticos Médicos, CDI, Cebrom, Maternidade Nascer Cidadão, Foccos Centro Médico, Hospital Araújo Jorge e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

 

Residência médica Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Residência Público para o provimento de 36 vagas nos Programas de Residência Médica do HFA para matrícula no ano de 2017. O período de inscrições vai de 17 a 27 de novembro de 2016 e a prova será realizada no dia 11 de dezembro de 2016 no turno matutino. São oferecidas vagas em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Medicina Intensiva, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Urologia. Para mais informações acesse o site: http://www.iades.com.br

HMI promove Semana da Prematuridade

Com o objetivo de conscientizar colaboradores, pacientes e sociedade em geral sobre as formas de evitar partos prematuros e os cuidados a serem tomados no caso de bebês que nascem de forma precoce, o Hospital Materno Infantil (HMI) realiza entre os dias 14 e 18 de novembro a Semana da Prematuridade. Leia mais.

 


 

Boletim Eletrônico Ano 9 Nº 520 10/11/2016
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764 JP
Assessora de Comunicação – Cremego 
www.www.cremego.org.br
imprensa@cremego.org.br
(62) 3250 4900 

Youtube Instagram Facebook
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.