Boletim Eletrônico Nº 467 18/09/14
Resoluções definem novas normas para atendimentos em urgências e emergências
Em entrevista à imprensa na quarta-feira (17/09), o presidente do Cremego, Erso Guimarães, falou sobre as Resoluções 2077 e 2079 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que tratam dos atendimentos de urgência e emergência nas redes pública e privada. Publicadas no dia 16 e já em vigor, as resoluções estabelecem fluxos, limites, obrigações e responsabilidade de médicos, exigem dos gestores a garantia de leitos para receber pacientes que precisam de internação, regulamentam o funcionamento dos sistemas de classificação de risco e obrigam os médicos a um acompanhamento mais intenso da evolução dos pacientes graves.
Erso Guimarães ressaltou que o Cremego vai intensificar a fiscalização do funcionamento das unidades de urgência e emergência e cobrar o cumprimento das novas resoluções. Entre as novas normas está a proibição de internação de pacientes por mais de 24 horas em unidades de urgência e emergência. A Resolução 2077 prevê que, após esse prazo, o paciente deve receber alta, ser internado ou transferido.
“Vamos notificar os gestores para que cumpram as resoluções e, quando necessário, providenciem as vagas e garantam o atendimento à população”, disse o presidente do Cremego. O descumprimento das normas pode levar à interdição ética da unidade de saúde. Erso Guimarães acredita que as novas resoluções vão contribuir para a melhoria dos serviços de urgência e emergência, com a contratação de mais leitos, o aumento do número de médicos e de toda a infraestrutura necessária.
Clique aqui, leia mais sobre o assunto e confira os textos completos das resoluções
Médico fiscal do Cremego fará palestra em congresso nos Estados Unidos
Marcos Egberto Brasil de Melo, médico fiscal do Cremego desde 2013, será um dos palestrantes do Congresso Anual da Associação Americana de Médicos Legistas, que começa amanhã (19), em Portland, Oregon (EUA). O médico fiscal, que trabalha também como legista em Goiânia e Brasília, será o único brasileiro palestrante no evento, que deve reunir cerca de mil profissionais.
O trabalho a ser apresentado por Marcos Egberto foi selecionado entre 140 inscritos por médicos norte-americanos e de outros países. Ele vai relatar o caso de um homem que sobreviveu por 11 dias após ter sido atingido por um tiro no coração. Para Marcos Egberto, a participação no congresso contribui para a divulgação da atuação dos médicos legislas brasileiros, que, mesmo sem os recursos necessários, desenvolvem um trabalho com qualidade. O congresso termina no dia 23.
AGENDA
Catalão: plantão de atendimento do Cremego – O Cremego fará um plantão de atendimento em Catalão entre os dias 22 e 24 de setembro. O atendimento, que faz parte dos plantões itinerantes que o Conselho fará no interior do Estado, será na sede da Unimed Catalão, localizada na Rua Dr. Pedro Ludovico, número 180, no Centro.
Cidade de Goiás: curso de Urgências e Emergências/ Módulo Avançado – A cidade de Goiás vai sediar nos dias 1º e 2 de novembro, o módulo avançado do Curso de Urgências e Emergências promovido pelo Cremego. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo e-mail cursodeurgencia@cremego.org.br, informando o nome completo do profissional e seu número de inscrição no Cremego. Para se inscrever, o médico deve ter concluído o módulo básico curso
Hurso: posse de Comissão de Ética Médica – No dia 26 de setembro, o Cremego vai empossar os médicos eleitos para integrar a Comissão de Ética Médica do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso). A solenidade, aberta a toda a classe médica, será às 20 horas, no auditório do hospital.
Boletim Eletrônico Ano 7 Nº 467 18/09/2014
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764 JP
Assessora de Comunicação – Cremego
www.www.cremego.org.br
imprensa@cremego.org.br
(62) 3250 4900