Ano 7 Nº 387 20/05/2013
IMPORTAÇÃO IRREGULAR DE MÉDICOS
Conselhos divulgam carta aberta
à presidente Dilma Rousseff
Nesta segunda-feira (20), o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Cremego e demais Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) divulgaram uma Carta Aberta à presidenta Dilma Rousseff se manifestando contrários à proposta de importação de médicos estrangeiros e de brasileiros formados no exterior sem a devida revalidação de seus diplomas. No documento, os conselhos alegam terem ficado surpresos com essa proposta, principalmente após o compromisso firmado, no dia 4 de abril, pela presidente com representantes da classe médica. Na ocasião, Dilma Rousseff comprometeu-se a discutir possíveis soluções para a assistência à população com as lideranças médicas.
A partir deste encontro com Dilma Rousseff, o CFM e CRMs argumentaram que ficou evidente o interesse da presidente em ampliar o debate em torno da melhoria da assistência nas áreas distantes, inclusive com a discussão e análise dos argumentos apresentados, por meio da constituição de Grupos de Trabalho com esta finalidade.
“No entanto, a sociedade tem sido constantemente surpreendida com notícias emitidas por diferentes ministros de Estado dando conta de acordos e propostas com o intuito de facilitar a entrada no Brasil de portadores de diplomas de medicina emitidos em escolas no exterior”, dizem na carta divulgada, que defende a criação de uma carreira de Estado para o médico do Sistema Único de Saúde (SUS) como sendo o caminho ideal para assegurar a interiorização da assistência à saúde com qualidade e a garantia de valorização do profissional. Clique aqui e confira o texto completo. (Com informações: CFM)
CFM ingressa com representação
contra ministros
O Conselho Federal de Medicina (CFM) ingressou, no dia 16 de maio, na Procuradoria Geral da República (PGR), com uma representação contra os ministros da Saúde, Educação e Relações Exteriores – respectivamente, Alexandre Padilha, Aloízio Mercadante e Antônio Patriota. O CFM quer esclarecimentos sobre supostos projetos e acordos para assegurar a entrada no país de médicos estrangeiros e de brasileiros portadores de diplomas obtidos no exterior.
Na representação (clique aqui e confira), o conselho argumenta sobre os riscos da importação de médicos sem critérios. Para o CFM, esta medida fere a autonomia nacional, desrespeita a legislação que regula o ingresso de médicos no país, coloca em risco a qualidade da assistência oferecida à população e não resolve de forma definitiva o atendimento em saúde das áreas de difícil provimento no interior e nas periferias dos grandes centros.
O CFM também conclama o Ministério Público a apurar as suspeitas de irregularidade para garantir a proteção dos interesses do cidadão brasileiro. “Não admitimos uma medicina de segunda para os mais carentes. Até porque quem está no governo, quando adoece, vai para os hospitais de primeira linha – no Rio de Janeiro e em São Paulo – e não se submete aos cuidados dos médicos importados aos lotes”, afirmou o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila. (Fonte: CFM)
Cremego na Mídia – A proposta de importação de médicos estrangeiros e de brasileiros formados no exterior sem a devida revalidação de seus diplomas continua repercutindo na imprensa goiana. Em entrevista publicada no domingo (19) no Jornal Opção, o presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, diz que o conselho não questiona a importação de médicos, desde que eles passem pela revalidação de seus diplomas. Clique aqui e confira o texto completo da matéria intitulada “Chega a ser um crime importar médicos cubanos”.
25 DE MAIO – PROTESTO NACIONAL
Cremego convida para passeata
contra a importação de médicos no dia 25
Médicos e acadêmicos de medicina de todo o país farão um protesto nacional no próximo sábado, dia 25 de maio, contra a proposta de importação de médicos brasileiros e estrangeiros graduados no exterior sem a revalidação de seus diplomas.
Em Goiânia, será realizada uma passeata, saindo do Ciams do Setor Pedro Ludovico em direção à Avenida T-63. O protesto, que tem o apoio do Cremego, terá início às 8 horas. Os participantes devem vestir jalecos brancos. O conselho conclama todos os médicos a participarem desta mobilização.
PALAVRA DE MÉDICO
Comitê das Entidades Médicas condena a proposta de importação de médicos (Boletim Eletrônico nº 386)
“Precisamos urgente de uma atitude forte e decidida contra isso ou o governo PT irá atropelar o CFM”
Dra. Viviane Borba
“Em meus 13 anos de formada, já vi vários colegas jovens tentarem a profissão no interior de Goiás. Assisti, entristecida, muitos e muitos deles retornando a Goiânia depois de algum tempo, cheios de frustrações e sensação de terem jogado tempo fora. Isso me preocupa, pois é a prova indiscutível de que os médicos não têm nenhum atrativo para se fixarem nas regiões mais distantes da capital. Se um médico jovem, iniciando sua profissão, cheio de disposição e possibilidades pela frente não é atraído a iniciar carreira e permanecer no interior, o que faria um colega com quaisquer outras características o ser?”
Dra. Patrícia Gonçalves de Moraes
Artigo – Importando médicos, escondendo problemas (Boletim Eletrônico nº 386)
“Parabenizo o nosso colega, dr. Elias Hanna, pelo inteligente artigo, no qual de uma maneira clara mostra os constantes mecanismos tortos com os quais os nossos governantes tentam resolver o problema crônico da saúde do nosso povo”
Dr. Nelson Rassi
Pesquisa vai avaliar as condições de trabalho dos médicos
O Conselho Federal de Medicina (CFM) está realizando a pesquisa “Demografia Médica no Brasil” para conhecer melhor o perfil e as condições de trabalho dos médicos brasileiros. Para fazer o levantamento foi contratado o Datafolha Instituto de Pesquisas e o CFM pede aos médicos procurados pelos pesquisadores que reservem alguns minutos em suas agendas para responder o questionário.
As informações serão usadas para fins exclusivos da pesquisa, que dará mais subsídios ao conselho para o desenvolvimento de ações de valorização dos médicos e da medicina no Brasil. Em caso de dúvida, o médico contatado pode entrar em contato com o CFM pelo e-mail demografiamedica@cremesp.org.br ou com o Datafolha pelo telefone (11) 3224-3873.
Comissão de Ética: posse – Em uma solenidade realizada em Anápolis na última sexta-feira, 17, o Cremego empossou os membros eleitos das Comissões de Ética Médica da Santa Casa de Misericórdia, INSS-Gerência Executiva, Doma – Medicina Avançada e Gastromed
Simego: AGEP – O Simego convoca todos os médicos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o prosseguimento da Assembleia Geral Extraordinária Permanente (AGEP) que ocorrerá amanhã, 21 de maio, às 19 horas na sede do Cremego. Em pauta: a adoção do piso da Fenam no valor de R$ 10.412,00 para 20 horas semanais; a possibilidade da dobra da jornada de trabalho na mesma matrícula de 20 horas semanais para 40 horas semanais; a implantação imediata do PCCV, com cargo específico para os servidores médicos e a melhoria das condições de trabalho.
Expediente: Cremego – Na próxima sexta-feira, 24 de maio, em função do feriado de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Goiânia, não haverá expediente na sede do Cremego. As delegacias regionais do Conselho vão funcionar normalmente nesta data.
Boletim Eletrônico – Ano 7 Nº 387 20/05/2013
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764 JP
Assessora de Comunicação – Cremego
www.www.cremego.org.br
imprensa@cremego.org.br
(62) 3250 4900