Ano 6 Nº 321 15/05/2012
Cremego aprova a interdição ética
do HDT e do Cais Chácara do Governador
O presidente do Cremego anunciou a dupla interdição, que entra em vigor em 5 de junho, caso até lá os gestores não corrijam as falhas detectadas pelo Cremego nas duas unidades
O presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, anunciou ontem (14) à imprensa a decisão do Conselho de interditar o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) Dr. Anuar Auad e o Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) da Chácara do Governador.
A dupla interdição foi aprovada pela plenária do Cremego no dia 3 de maio, após a análise dos relatórios de vistoria nas unidades públicas, que apontaram a falta de condições de funcionamento do Cais e do HDT. De acordo com os relatórios, nas duas unidades faltam materiais, medicamentos, equipamentos, enfim, condições mínimas de trabalho para os médicos e de atendimento à população.
O presidente do Cremego ressaltou que a situação nessas unidades é crítica. Segundo ele, no HDT, que é um hospital de referência para o tratamento de doenças contagiosas, faltam antibióticos, luvas e equipamentos. No Cais Chácara do Governador, também faltam materiais e medicamentos essenciais para o atendimento aos pacientes. “As condições de funcionamento dessas unidades são extremamente precárias”, disse.
Salomão Rodrigues lembrou que esses problemas vêm se arrastando há tempos e, apesar das denúncias e cobranças de soluções por parte do Cremego, a situação tem se agravado a cada dia. Por cautela, o Cremego optou por não fazer a interdição imediata das unidades e deu um prazo de 30 dias para a Secretaria Estadual de Saúde (responsável pelo HDT) e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (gestora do Cais) corrigirem as falhas que levaram à aprovação da interdição das unidades.
Se as correções não forem feitas neste período, a interdição ética entrará automaticamente em vigor, impedindo qualquer médico inscrito no Cremego de trabalhar no HDT e no Cais Chácara do Governador. As secretarias foram notificadas no dia 7 de maio e o prazo para a correção das falhas vence em 5 de junho.
Confira os relatórios de interdição no site do Cremego: www.www.cremego.org.br
Bônus da SES começa
a ser pago na folha de maio
A Secretaria Estadual de Saúde informou ao Cremego que o pagamento do bônus salarial de R$ 2,5 mil mensais, que foi concedido aos médicos da pasta, terá início neste mês de maio. A concessão do bônus, anunciada em fevereiro pelo secretário Estadual de Saúde, Antonio Faleiros, foi aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 25 de abril.
O início do pagamento dependia dessa aprovação do Projeto de Lei do Governo Estadual, que prevê a bonificação. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o pagamento não é retroativo.
PL que prevê redução salarial de médicos será debatido em audiência pública
O PL 2203/2011, que tramita na Câmara dos Deputados desde agosto de 2011 e prevê o corte pela metade do vencimento básico dos médicos do Poder Executivo Federal, será debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás.
A audiência, marcada pelo relator do projeto, deputado Jovair Arantes (PTB), será no dia 21 de maio, segunda-feira, das 14 às 18 horas, no Plenário Costa Lima, localizado no Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, 231, Setor Oeste, em Goiânia. O Cremego conclama os médicos a participarem dessa audiência.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Coordenadores do Idtech
visitam o Cremego
Coordenadores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pelo Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), reuniram-se, no dia 14 de maio, com o presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho. Durante a reunião, na sede do Conselho, eles apresentaram um balanço dos dois primeiros meses de atuação do Idtech à frente do HGG.
O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero; o coordenador de Gestão Hospitalar, Marcelo Rabahi; o coordenador de Regulação Assistencial, Rafael Nakamura; o chefe de divisão de Clínica Médica, Antônio Ximenes; e o também integrante do grupo gestor do HGG, o diretor-geral da unidade André Braga, relataram que já houve avanços positivos na gestão, que resultaram na melhoria das condições de funcionamento do HGG e na retomada de serviços que estavam suspensos por falta de materiais e equipamentos.
Marcelo Rabahi exemplificou que, nos meses de março e abril de 2012, houve um aumento de 20% no número de cirurgias realizadas no hospital em relação ao mesmo período do ano passado. A falta de medicamentos, outro problema grave que sempre ameaçava o funcionamento do HGG, segundo os coordenadores, já foi totalmente solucionada.
Parte dos leitos que estava desativada voltou a funcionar e a meta do Idtech é que a taxa de ocupação do hospital chegue a 100%. Segundo os coordenadores, alguns problemas encontrados quando assumiram a gestão já foram sanados, mas muito ainda precisa ser feito e o Instituto vai continuar trabalhando para melhorar o funcionamento do HGG, o atendimento prestado à população e a remuneração dos médicos.
O presidente do Cremego afirmou que a expectativa do Conselho é que o hospital funcione bem e que as dificuldades sejam sanadas. Ele observou que, nos últimos meses, houve uma redução nas denúncias recebidas pelo Cremego sobre falhas no funcionamento do hospital e disse que o Conselho vai continuar acompanhando o trabalho da nova gestão do HGG, apresentando sugestões e propondo melhorias. O Idtech também deve ser convidado para participar de uma sessão plenária no Cremego para debater a gestão do hospital.
Delegacia de Luziânia: plantão – A Delegacia Regional do Cremego, com sede em Luziânia, terá plantão de atendimento presencial nos dias 17 e 18 de maio e 31 de maio e 1º de junho, sempre das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Nos intervalos desses plantões, quem necessita dos serviços das regionais pode entrar em contato com a sede do Cremego, em Goiânia, pelo telefone (62) 3250 4900.
Curso de Urgências: básico – O Cremego informa que todas as vagas do curso básico de Urgência e Emergência que será ministrado na sede do Conselho nos dias 19 e 20 de maio já foram preenchidas. O Conselho ainda está com inscrições abertas para a turma que será ministrada em Porangatu, nos dias 26 e 27 de maio, e em Goiânia (na sede do Cremego), nos dias 2 e 3 de junho. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (62) 325- 4907 ou pelo e-mail cursodeurgencia@cremego.org.br
Boletim Eletrônico – Ano 6 Nº 321 15/05/2012
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764 JP
Assessora de Comunicação – Cremego
www.www.cremego.org.br
imprensa@cremego.org.br
(62) 3250 4900