Boletim Eletrônico Nº 536 05/03/2018

 

 

SOCIEDADES DE ESPECIALIDADE

Presidente do Cremego reúne-se com diretores da SBCP-GO

O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, reuniu-se, no dia 16 de fevereiro, com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), Sérgio Augusto da Conceição, e o secretário Leonardo Rodrigues da Cunha. Essa foi a primeira de uma série de reuniões que o Conselho fará com as sociedades de especialidades médicas e abordou temas relacionados à cirurgia plástica, como a atuação de não especialistas e de outros profissionais na área do cirurgião plástico. O combate ao exercício ilegal da medicina, segundo o presidente do Cremego, terá uma atenção especial com a atuação conjunta do Conselho e da SBCP-GO.

 

Cremego reúne-se com Sociedades de Dermatologia e de Angiologia e Cirurgia Vascular

 

Dando sequência às reuniões com as sociedades de especialidades médicas, o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, recebeu, no dia 23 de fevereiro,o presidente da regional goiana da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Frederico Araújo de Oliveira, e, em seguida, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Adriano Loyola.

 

Frederico Araújo apresentou demandas das especialidades que representa. Ele citou algumas falhas nas condições de trabalho em serviços públicos e também criticou a atuação de não médicos e de não especialistas na área da angiologia, principalmente na realização de procedimentos com fins estéticos.

 

O combate ao exercício ilegal da medicina e a atuação de não especialistas na área da especialidade também foram assuntos debatidos na reunião com o presidente da SBD-GO, Adriano Loyola. O Cremego e a SBD-GO já desenvolvem um trabalho conjunto visando coibir esses problemas e também estão atentos a infrações ao Código de Ética Médica e às normas de divulgação de assuntos médicos por não especialistas. O Conselho e a SBD-GO reforçaram o compromisso de continuarem atuando em conjunto em defesa do exercício ético na dermatologia em Goiás. No dia 27 de fevereiro, a reunião foi com a Sociedade de Mastologia (confira matéria abaixo).

 

 

CÂMARAS TÉCNICAS

 

Cremego instala Câmara Técnica de Direito Médico

 

Coordenada pelo presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, a Câmara Técnica de Direito Médico foi instalada no dia 19 de fevereiro e já iniciou seus trabalhos debatendo temas de grande relevância nesta área, como o combate ao exercício ilegal da medicina em Goiás. A proposta é estender a fiscalização do Cremego a atividades que configuram esse exercício ilegal. Atualmente, as denúncias recebidas nesta área são encaminhadas pelo Conselho à Polícia Civil para apuração.

 

Composta pelos advogados Ana Lúcia Amorim Boaventura, Carlos Wellington Silveira Marinho, Dinamara Cavalcante Canedo Ramos, Giovana Rassi Alvarenga, Marum Kabalan, Marcos Henrique Mendanha e a médica e advogada Pabline Marçal Pinheiro de Almeida, a Câmara Técnica de Direito Médico está aberta também à participação de assessores jurídicos das Sociedades de Especialidades médicas. Leia mais.

 

 

Cremego cria a Câmara Técnica de Mastologia

 

O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, autorizou, no dia 27 de fevereiro, a criação da Câmara Técnica de Mastologia do Conselho. A nova câmara contará com a participação de médicos mastologistas, oncologistas e patologistas e vai debater temas relacionados à mastologia.

 

A câmara, que terá na coordenação o vice-presidente do Cremego, Aldair Novato Silva, e como vice-coordenadora, a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, Rosemar Macedo Sousa Rahal, deve se reunir pela primeira vez no início de março. A criação foi aprovada durante reunião do presidente do Conselho com a presidente da Sociedade. Leia mais.

 

 

Câmara Técnica de Cirurgia Plástica reúne-se no Cremego

Sob a coordenação do presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho realizou, no dia 23 de fevereiro, sua primeira reunião deste ano. Participam do encontro, além do coordenador, os cirurgiões plásticos Marcelo Soares, Sylverson Porto Rassi e Paulo Gonçalves Júnior. Em pauta, assuntos relacionados à especialidade.

 

FIQUE DE OLHO

Formulários do Fator de Qualidade devem ser preenchidos até o dia 9 de março

Os médicos e demais prestadores de serviços de saúde, como hospitais, clínicas e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT), têm até o dia 9 de março de 2018 para preencherem seus formulários ou informarem os resultados dos indicadores que serão adotados para fins de aplicação do Fator de Qualidade (FQ). Salomão Rodrigues, coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU), explica que os questionários serão diferenciados para cada tipo de prestador. Os documentos estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Fator de Qualidade é aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e definido pela ANS para reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de saúde e prestadores de serviços. Deve ser utilizado apenas nos casos em que o contrato preveja livre negociação como única forma de reajuste e que as partes não cheguem a um acordo até os primeiros 90 dias do ano. O Fator de Qualidade é o elemento de cálculo que objetiva refletir a qualificação do prestador no reajuste.

Todos os prestadores privados poderão responder aos questionários. As informações obtidas por meio desses formulários também servirão de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss), que consiste no estabelecimento e divulgação de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida na saúde suplementar. Ao final do período de apuração dos dados, a ANS divulgará a lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ.
Clique no link e acesse os formulários:
http://www.ans.gov.br/…/contrato-entre-o…/fator-de-qualidade

 

Prontuários médicos devem ser disponibilizados a magistrados

 

Os médicos e estabelecimentos de saúde devem atender às determinações judiciais e encaminhar os prontuários dos pacientes, fichas médicas e outros documentos equivalentes à autoridade responsável sempre que solicitado pelo juiz competente.

A orientação é do Conselho Federal de Medicina (CFM) e está sendo repassada à classe médica e aos estabelecimentos de serviços de saúde desde que a justiça declarou ilegal o artigo 4º da Resolução CFM 1.605/2000 e o parágrafo 1º do artigo 89 da Resolução 1.931/2009, entendendo que ao determinar a entrega do prontuário e da ficha médica apenas ao médico nomeado perito judicial, as normas do CFM limitavam a atuação do juiz no âmbito do processo judicial. Leia mais.

 

 

CURSOS

 

Primeira turma de 2018 do curso de Ética Médica segue até maio

 

Com mais de 160 alunos inscritos, as aulas da primeira turma de 2018 do curso de Ética Médica promovido pelo Cremego começaram no dia 28 de fevereiro. As aulas de abertura foram ministradas pelo presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, que falou sobre os desafios atuais da classe médica e o papel das entidades representativas, e pelo diretor Científico, Erso Guimarães, que falou sobre o Código de Ética Médica, tema que voltará a ser abordado em outras aulas.

O curso acontece na sede do Conselho – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos) – até 16 de maio, com aulas sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas. Aberto a médicos e a acadêmicos de medicina, o curso vai abordar temas relacionados à ética e ao exercício da profissão. Para obter o certificado de conclusão é necessário ter pelo menos nove presenças nas 12 aulas do curso, sendo que cada aula conta com duas palestras e cada palestra equivale a meia presença. Leia mais.

 

 

II Curso Integrado de Cardiologia está com inscrições abertas

 

 

O II Curso Integrado de Cardiologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Goiás, Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Goiás e Cremego, com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Hugo, Hugol, Hospital das Clínicas, HGG e UniEvangélica, será realizado entre 29 de março e 14 de dezembro deste ano. As aulas serão ministradas sempre em quintas-feiras, no período noturno, na sede do Cremego.

 

O curso vai abordar temas, como métodos de diagnóstico em cardiologia, o papel da hemodinâmica na cardiologia, risco cardiovascular em cirurgias não cardíacas e o pré, intra e pós-operatório em cirurgia cardiovascular. As inscrições já podem ser feitas. O curso é aberto a médicos de qualquer especialidade e a acadêmicos de medicina. Para mais informações, ligue (62) 3250 4920.

 

Para se inscrever, clique aqui

 

Confira o cronograma das aulas:

 

29/03

 

26/04

 

17/05

 

28/06

 

02/08

 

30/08

 

27/09

 

25/10

 

29/11

 

14/12


 

NA MÍDIA

Presidente do Cremego fala sobre a regulamentação do “uber” da medicina

Preocupado em oferecer mais segurança ao ato médico e aos pacientes, CFM publicou a resolução que regulamenta a atuação dos aplicativos que conectam pacientes a serviços de atendimento domiciliares. O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, falou à Rádio CBN Goiânia sobre o assunto. A entrevista, ao vivo, foi ao ar no dia 1º de março. Confira.

 

 

Para conferir outras notícias do Cremego e da área da saúde, acesse o site (www.www.cremego.org.br) e as redes sociais do Conselho (facebook e instagram)

 

Boletim Eletrônico Ano 12 Nº 536 05/03/2018

Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)

Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis

Edição: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764 JP
Assessora de Comunicação – Cremego 
www.www.cremego.org.br

imprensa@cremego.org.br
(62) 3250 4900 

 

Youtube Instagram Facebook
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.