Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Boleitim Eletrônico Nº 547

 

LogoMarca_Cremego (1)

BOLETIM ELETRÔNICO CREMEGO Número 547 29|11|19

 

Cremego debate o ato médico e a atuação de outros profissionais

 

PLENARIA ATO MÉDICO 12 11 19

Com a participação de representantes das sociedades de especialidades médicas, médicos e advogados, conselheiros e diretores do Cremego debateram ontem, 12 de novembro, o papel do médico, os riscos que a invasão da área médica por profissionais não habilitados representam para a saúde do paciente, a judicialização do ato médico e a efetividade das decisões judiciais sobre o exercício ilegal da medicina. O debate, que durou cerca de três horas, aconteceu na sede do Conselho durante a Plenária Temática “O Ato Médico e a Atuação de Outros Profissionais”.

Assessor jurídico do Conselho Federal de Medicina, Turíbio Teixeira Pires de Campos, e a assessora jurídica do Cremego, Cláudia de Castro Zica, falaram sobre as ações jurídicas impetradas pelos Conselhos contra a atuação de não médicos e em defesa do exercício ético e legal da medicina. Eles ressaltaram acreditar ser a judicialização uma das ferramentas em defesa do ato médico e que outras medidas também devem ser analisadas.

Leia mais

Para conferir a cobertura fotográfica completa e o vídeo sobre a plenária, acesse as redes sociais do Cremego (facebook e instagram), que também trazem sempre informações atualizadas sobre as ações do Conselho, ética médica e temas de interesse dos médicos.

 

Julgamento simulado encerra a segunda turma de 2019 do curso de Ética Médica

Iniciada em 3 de setembro, a segunda turma de 2019 do curso de Ética Médica, promovido pelo Cremego, chegou ao fim no dia 19 de novembro. Como atividade final do curso, conselheiros e alunos participaram de um julgamento simulado, que avaliou a conduta ética de uma médica no atendimento a pacientes.

Ministrado gratuitamente há mais de dez anos, com duas turmas anuais, o curso de Ética Médica é aberto a médicos e a acadêmicos de medicina e aborda temas relacionados à ética médica, bioética, mercado de trabalho, exercício da medicina, publicidade e outros assuntos de interesse dos médicos e estudantes. As aulas serão ministradas por conselheiros do Cremego e especialistas convidados.

Assista na íntegra a simulação de julgamento que marcou o encerramento da segunda turma do curso e Ética Médica de 2019: bit.ly/2OayVKU

 

Presidente do Cremego participa de sessão em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental

HOMENAGEM PROFISSIONAIS SAÚDE MENTAL

Vereador Dr. Gian, deputado Cairo Salim, médica Roberta Lara de Oliveira (homenageada) e o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis

Realizada no dia 7 de novembro, na Assembleia Legislativa, a sessão especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, que é celebrado em 10 de outubro, contou com a presença do presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis. Proposta pelo deputado Cairo Salim (Pros), a cerimônia foi marcada pela entrega dos Certificados do Mérito Legislativo a profissionais de destaque na área da saúde mental, dentre eles médicos, como o presidente da Associação Psiquiátrica de Goiás, Mateus Diniz, e o vice-presidente, Leonardo Caixeta. O presidente do Cremego integrou a mesa diretiva do evento, que destacou a importância do trabalho dos profissionais que atuam na assistência à saúde mental da população.

Presidente do Cremego reúne-se com coordenadora da Área da Saúde do MP

Reunião MP

O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, reuniu-se, no dia 11 de novembro,com a promotora Karina D’ Abruzzo, coordenadora da Área da Saúde do Ministério Público do Estado de Goiás. A reunião, organizada pelo MP/GO, debateu o Projeto “Inspeções em Comunidades Terapêuticas”. O projeto será desenvolvido pelo MP/GO.

Acompanhe a agenda do Cremego nas redes sociais e no site do Conselho

Conselheiro do Cremego participa de jornada da SBCP-GO e SBD-GO

 

Conselheiro do Cremego e do Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico Leonardo Emílio da Silva participou da Jornada Dermo Plástica – Complicações Médicas, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) e Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) e realizada no dia 5 de novembro. Encerrando o evento, ele falou sobre a atuação do Cremego e do CFM na defesa do ato médico, assunto que também será abordado na sessão plenária que o Cremego vai promover no dia 12 de novembro. Leia mais.

 

Parecer trata da responsabilidade de neurocirurgiões em casos de intercorrências fora do horário de trabalho

Em resposta a uma consulta sobre a responsabilidade de neurocirurgiões em casos de intercorrências fora do horário de trabalho em uma unidade pública de saúde, o Cremego emitiu o Parecer número 07/2019, assinado pelo conselheiro parecerista Fernando Pacéli Neves de Siqueira. De acordo com o parecer, o médico que consuma um ato médico se converte no responsável pelo paciente até que este receba alta hospitalar, não cabendo tergiversações em questões acerca da responsabilidade. O parecerista ressalta também que compete ao diretor técnico da unidade hospitalar dotá-la de condições plenas para o perfeito exercício da medicina.

De acordo com o parecer, o cirurgião que diagnostica, planeja o tratamento e executa o ato de per si, se torna incumbido de acompanhar seu paciente até que ocorra sua total recuperação, independentemente de já ter cumprido sua carga horária, em se tratando de serviço público, pois em um serviço privado a responsabilidade médica será, sempre, daquele que concretizar o ato médico. “Contudo, além do ônus que lhe é imposto, entendo que deverá, em contrapartida, ser compensado com um bônus financeiro, sob o encargo da instituição na qual exerce seu mister”, completa. Clique aqui e leia mais.

 

Nota de Esclarecimento - Cobrança/Simego

A respeito de cobranças de contribuições relacionadas ao Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), que vêm sendo encaminhadas aos médicos goianos, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) esclarece que:

O Cremego não tem qualquer vínculo com essas cobranças;

A regularidade da inscrição do médico no Cremego independe de sua filiação sindical ou do pagamento ou não de contribuições devidas ao Simego;

Para esclarecimentos sobre a cobrança destas contribuições, orientamos os médicos a entrarem em contato com o Simego: (62) 3223-3943 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

PUBLICIDADE MÉDICA - ORIENTAÇÕES

PUBLICIDADE MÉDICA_NOVEMBRO 2019

De acordo com a resolução responsável pela publicidade médica, nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), “[...] pessoas leigas em medicina podem participar dos anúncios, desde que não afirmem ou sugiram que utilizam os serviços ou recomendem seu uso”.

Além disso, “a peça publicitária deve se limitar a apresentar o serviço do profissional ou estabelecimento”.
Veja mais na pergunta 21 do anexo “Perguntas e respostas” da Resolução: bit.ly/2I7Ury7.

PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, ACOMPANHE O CREMEGO NAS REDES SOCIAIS

 

RODAP  CREMEGO ONLINE (SUPORTE)

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00