Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Presidente do Cremego prestigia a entrega da Comenda Nabyh Salum

 

homenagem

 

 

Pelo segundo ano, em comemoração ao Dia do Médico, a comenda, que leva nome do médico com atuação marcada pela defesa da ética e direitos da profissão, foi entregue pela Assembleia Legislativa de Goiás

Na noite da segunda-feira, 22 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), representada pelo deputado Helio de Sousa, realizou uma homenagem aos médicos com a entrega da Comenda Nabyh Salum a cinco profissionais de destaque no exercício da profissão em Goiás. Por indicação de entidades médicas e da área hospitalar, foram homenageados os médicos Amaury Oliveira Tavares, Carlos Alberto Ximenes, Hélio Moreira, Henrique Maurício Fanstone e Salomão Rodrigues Filho.

A solenidade, que faz parte das comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, foi prestigiada por representantes da área da saúde, como o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Mariano Reis, amigos e parentes dos homenageados. A comenda tem o nome do médico Nabyh Salum, um dos pioneiros da medicina em Goiás, falecido em 2016 e que se destacou no exercício e na organização da classe médica.

Especialista em radiologia e presidente da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Goiás (Fehoesg), Carlos Alberto Ximenes, teve a honraria entregue pelo deputado Helio de Sousa e pelo presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), José Umberto Vaz de Siqueira.

A Salomão Rodrigues Filho, psiquiatra, conselheiro do Conselho Federal de Medicina e do Cremego, a homenagem foi entregue por Adelvânio Morato, presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (Aheg).

Haikal Helou, presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) foi o responsável pela entrega da comenda ao médico Henrique Maurício Fanstone, ex-diretor do Hospital Evangélico Goiano de Anápolis e ex-secretário de saúde de Anápolis. Indicado pela Ahpaceg e impossibilitado de comparecer à solenidade, Henrique Fanstone foi representando pelo médico Maurício Viggiano.

Amaury Oliveira Tavares, psiquiatra e ex-presidente do Sindicado dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), foi homenageado pela atual presidente da instituição, Pabline de Almeida. Hélio Moreira, segundo vice-presidente da AMG, foi indicado pela Academia Goiana de Medicina, da qual é membro, e recebeu a comenda das mãos do médico Fernando Honorato.

Falando em nome dos cinco homenageados, Salomão Rodrigues Filho, afirmou que receber a homenagem foi motivo de orgulho por três razões: a indicação pela Aheg, instituição que ele presidiu; por estar em meio a um grupo de colegas ilustres e pela comenda levar o nome de Nabyh Salum, um dos ícones da medicina em Goiás e um dos grandes defensores da classe médica.

“Nabyh Salum deixou um legado para a medicina goiana, sempre trabalhando pela união dos médicos e em defesa da profissão. É importante nos lembrarmos dele porque enfrentamos mais desafios atualmente, com médicos desrespeitados e condições precárias de trabalho e de atendimento”, disse o psiquiatra ao parabenizar a Assembleia Legislativa pela criação da honraria, entregue pela primeira vez em 2017, e em agradecimento pela homenagem nascida a partir de uma sugestão da AMG, entidade já presidida por ele e por Nabyh Salum.

Para Carlos Ximenes, dar o nome de Nabyh Salum à comenda foi também uma forma de dignificar os médicos que dedicaram grande parte de suas vidas à profissão. “A medicina é um sacerdócio e receber a Comenda Nabyh Salum é um reconhecimento por ter exercido a carreira com ética e qualidade”, comentou o homenageado, que é sobrinho de Nabyh Salum.

Já para Amaury Tavares, a história do movimento médico em Goiás está presente na homenagem. “Temos aqui pessoas que ajudaram a construir as instituições médicas do nosso Estado. A medicina de Goiás é o que é hoje pelo o que esse pessoal fez há 40 anos”, resumiu.

Conheça a trajetória profissional dos homenageados:

Amaury Oliveira Tavares

Nascido em Anápolis, formou-se em medicina em 1972 pela Faculdade Nacional de Medicina, hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Psiquiatra e psicanalista, Amaury Oliveira Tavares é pós-graduando em Etnopsiquiatria na École des Hautes en Sciences Sociales.
Trabalhou como psiquiatra na Osego por 30 anos e foi fundador do Serviço de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Goiânia em 1992. Foi Secretário da Associação Psiquiátrica de Goiás e um dos fundadores e presidente do Sindicado dos Médicos no Estado de Goiás.
É autor de quatro livros: Sobras da Psicanálise (2011), Narcisismo (2014), Esquerdismos como patologia do Sonhar (2014) e As origens emocionais do comunista (este no prelo).

Carlos Alberto Ximenes

Carlos Alberto Ximenes nasceu em Goiânia e se formou em medicina em 1972 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, foi professor adjunto do Departamento de Imagenologia e Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás por várias gestões.
Membro da Academia Goiana de Medicina, foi reeleito neste ano para presidir a Fehoesg (Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Goiás) na gestão 2018/2021.
Carlos Alberto Ximenes preside também o Sindimagem (Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás) e é diretor financeiro da Confederação Nacional de Saúde.

Hélio Moreira

Nascido em Gaspar Lopes (município de Alfenas, em Minas Gerais), Hélio Moreira formou-se em medicina em 1964 na Universidade Federal do Paraná. Cidadão goianiense e goiano, com título outorgados pela Câmara Municipal de Goiânia e pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Hélio Moreira é professor aposentado (emérito) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
Segundo vice-presidente da Associação Médica de Goiás, ele é também membro da Academia Goiana de Medicina, da Academia Goiana de Letras, tendo sido seu presidente; do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, do qual é atual primeiro vice-presidente, da União Brasileira de Escritores, da Academia Goianiense de Letras, Academia Goiana de Letras Maçônicas, Academia Brasileira de Letras Maçônicas e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Autor de oito livros culturais e cinco na área médica, atualmente exerce o cargo de Conselheiro da Administração da cooperativa Sicoob, onde fundou o Instituto Cultural e é o seu atual presidente.

Henrique Maurício Fanstone

Filho do médico James Fanstone e Ethel Marguerite Fanstone, Henrique Maurício Fanstone nasceu em Anápolis e se formou em medicina em 1951 na Universidade Federal de Minas Gerais.
Acionista e diretor do Hospital Evangélico Goiano, de Anápolis (GO), instituição fundada pelo pai dele, Henrique Maurício Fanstone dedicou-se intensamente à medicina e também à vida política. Foi vereador e vice-prefeito de Anápolis, deputado federal e secretário de Saúde, secretário de Administração e secretário Estadual do Trabalho de Goiás.

Salomão Rodrigues Filho

Formou-se médico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1971. É psiquiatra, conselheiro e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), membro da Academia Goiana de Medicina, vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e do Sindicado dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), diretor e ex-presidente da Associação Médica de Goiás (AMG).

(Assessoria de Comunicação Cremego/23/10/18)

Foto: AMG

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00