Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Boletim Eletrônico Nº 541 (16/08/18)

 

Boletim Eletrônico Nº 541 16/08/2018

 

 

Médicos elegem os novos conselheiros do Cremego

 

Com quase 90% dos votos dos médicos goianos, a chapa “Ética, União e Responsabilidade” foi eleita para estar à frente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) na gestão 2018/2023. A eleição aconteceu no dia 7 de agosto e a votação se deu por correspondência e da forma presencial, na sede do Cremego, em Goiânia (GO). Os votos recebidos pelos Correios e postados na sede do Conselho começaram a ser apurados após as 20 horas, logo depois do fechamento das urnas.

A eleição teve chapa única. Presidente do Cremego e integrante da chapa ““Ética, União e Responsabilidade”, Leonardo Mariano Reis, agradeceu a participação e o voto dos colegas. Os novos conselheiros serão empossados em 1º de outubro, quando elegerão a nova diretoria do Cremego.

Os votos postados nos Correios até 7 de agosto serão considerados como comprovação da participação do médico no processo eleitoral, mas não vão ser computados. Os médicos que não votaram devem encaminhar sua justificativa de ausência ao Cremego em até 60 dias. O documento deverá conter as seguintes informações: nome completo e número do CRM e a exposição dos motivos da não participação na eleição com os devidos comprovantes. Deverá ser enviado para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou entregue na sede do Cremego, em Goiânia, ou nas Delegacias Regionais do interior. Quem não justificar estará sujeito a multa no valor de R$ 79,00, conforme Art. 21 da Resolução CFM 2166/2017.

O comprovante de votação está disponível no site eleições.cremego.org.br.

 

 

Cremego abre inscrições para nova turma do curso de ética médica

Já estão abertas as inscrições para a segunda turma de 2018 do curso de ética médica ministrado pelo Cremego e destinado a médicos e a acadêmicos de medicina. O curso terá início em 27 de agosto e termina em 12 de novembro com aulas semanais, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21 horas, na sede do Conselho – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos).

Serão 12 aulas, com duas palestras por dia, e para obter o certificado é exigida a presença em, pelo menos, nove aulas. O curso é gratuito. Para se inscrever, clique aqui. Em caso de dúvida, entre em contato com o Cremego pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (62) 3250-4920.
 

Comissões de Ética Médica serão empossadas no dia 28

 

No dia 28 de agosto, às 19 horas, a Coordenação das Comissões de Ética Médica do Cremego (Cocem) realizará mais uma solenidade de posse das Comissões de Ética Médica de unidades de saúde públicas e privadas goianas. O evento acontecerá na sede do Cremego e serão empossados os médicos eleitos para as Comissões de Ética Médica do Cais Nova Era, Cea, Climetran, Clínica de Especialidades, Hospital Santa Mônica, Clínica Vitta Goiânia, Espaço Sinta-Se Bem, HDS Santa Marta, Hospital da Criança, Hospital Materno Infantil, Ingoh - Setor Sul, INSS - Gerência Executiva de Goiânia, Instituto de Olhos de Goiânia, Cliame, Hospital Diagnose, Hospital e Maternidade Jardim América, Hospital e Maternidade Vila Nova, Instituto Panamericano da Visão e Medcore – Filial.

 

A obrigatoriedade de instalação de Comissões de Ética Médica nas unidades de saúde é definida pela Resolução número 1657/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece as normas de organização, funcionamento, eleição e competências destas comissões. Clique aqui e confira o texto completo da Resolução 1657/2002. 

 

Parecer Consulta número 4/2016 trata da autonomia do médico

"É um direito do médico exercer a medicina sem ser discriminado, indicando o procedimento mais adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente. O médico deve ter autonomia no exercício da profissão, devendo agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional, porém, não tem obrigações com a instituição que o contratou fora dos termos explicitados em contrato”.  É o que diz o Parecer Consulta número 4/2016 do Cremego, assinado pelo conselheiro parecerista João Anastácio Dias e aprovado em sessão plenária do Conselho. Saiba mais.

 

 

Parecer Consulta número 2/2018 aborda os intervalos em plantões de 12 horas

 

Aprovado em 13 de julho de 2018, o Parecer Consulta número 2/2018 aborda os intervalos em plantões de 12 horas. De acordo com o parecer do conselheiro João Anastácio Dias, “é absolutamente justo e necessário que o profissional médico durante o regime de plantão tenha um intervalo para alimentação, satisfação de necessidades fisiológicas e descanso, sendo altamente recomendável que se estabeleçam critérios de forma justa, clara e transparente, para que não haja prejuízo nem à saúde do profissional médico e tampouco ao atendimento da população, alvo maior de toda atenção e em benefício do qual é exercida a medicina”. Clique aqui e confira o texto completo”.

 

 

Divulgação de ofertas de vagas no site do Cremego é cancelada

O Cremego informa que divulgação de ofertas de vagas para médicos em seu site foi cancelada, assim como os anúncios de venda e locação de consultórios que vinham sendo publicados no mural interno instalado na sede do Conselho. As divulgações, já canceladas pelo CFM e pela maioria dos Conselhos Regionais, foram suspensas pelo Cremego devido a divergências entre algumas ofertas encaminhadas ao Conselho e realmente oferecidas aos médicos.

 

 

 

Para saber mais sobre as ações do Cremego e ter acesso a informações de interesse da classe médica, acesse nosso site www.cremego.org.br e nos acompanhe nas redes sociais.


Boletim Eletrônico Ano 12 Nº 541 16/08/2018

Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)

Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis

Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego 
www.cremego.org.br

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(62) 3250 4900 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00