Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO N 537 (25/04/18)

 

Boletim Eletrônico Nº 537 25/04/2018

 

 

 

Plenária Temática do Cremego vai debater o “Papel e a Atuação das Entidades Médicas”

 

Nesta quinta-feira, 26 de abril, o Cremego vai promover uma Plenária Temática  sobre o “Papel e a Atuação das Entidades Médicas”. O evento é aberto a toda a classe médica. Confira e participe:

 

Data: 26|04 (quinta-feira)

 

Horário: 20 horas

 

Local: Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos)

 

Assunto: Plenária temática vai debater o papel e a atuação do Cremego, Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Academia Goiana de Medicina, Associação Médica de Goiás, Unimed Goiânia e Sicoob/Unicred na defesa da ética, do desenvolvimento e do exercício da medicina.

 

 

 

Mais de 1 mil médicos são vacinados no Cremego

 

Mais de 1 mil médicos passaram pela sede do Cremego no dia 14 de abril para receber a dose da vacina que protege contra os vírus da influenza A/H1N1, A/H3N2 e B, a mesma oferecida pela rede pública de saúde. A vacinação, realizada no Conselho pelo terceiro ano consecutivo, foi exclusiva para médicos e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, que enviou a doses da vacina.

 

Os médicos que não puderam comparecer à vacinação no Cremego e que ainda não se vacinaram podem procurar um dos postos de imunização instalados na capital e no interior. No dia 12 de maio, acontecerá o Dia D da vacinação, com o atendimento a todos os grupos. A campanha deste ano segue até 1º de junho.

 

 

 

Unidades de saúde devem notificar casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

 

Todas as unidades de saúde públicas e privadas goianas devem notificar os casos de dengue, chikungunya e zika, doenças de notificação compulsória e transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A exigência da notificação, já prevista em lei, faz parte de uma recomendação conjunta assinada pelo Cremego, o Ministério Público do Estado de Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás.

 

A recomendação, que faz parte das ações do Projeto Aedes: Questão de Vida ou Morte, é baseada na Portaria 204/2016 do Ministério da Saúde, que define as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como de notificação obrigatória. As informações repassadas às autoridades de saúde pelos médicos e unidades de atendimento vão nortear o trabalho dos agentes de saúde para a eliminação dos focos de mosquito na região do paciente infectado. Leia mais.

 

 

 

 

Suspensão da abertura de novos cursos de medicina tem o apoio do Cremego

 

O Cremego manifestou total apoio à Portaria nº 328, do Ministério da Educação, que suspende por cinco anos a criação de novos cursos de medicina e a ampliação de vagas nos já existentes no País. O MEC também publicou a Portaria nº 329, que orienta os Conselhos de Educação dos Estados e do Distrito Federal, que têm autonomia para autorizarem a criação de novas escolas, a também seguirem a moratória.

 

A suspensão da abertura de novos cursos de medicina no Brasil, anunciada em novembro passado pelo Governo Federal, foi concretizada na quinta-feira com a assinatura das portarias durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A medida vale para instituições públicas federais, estaduais e municipais e privadas.

 

O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, enfatiza que o Conselho entende que a quantidade de vagas ofertadas atualmente em faculdades de medicina de todo o País – cerca de 31 mil, sendo aproximadamente 1,5 mil delas apenas em Goiás - é mais do que suficiente para suprir a demanda de médicos nos Estados. Para ele, falhas na distribuição territorial destes profissionais, como as apontadas no recém-divulgado estudo Demografia Médica no Brasil 2018, devem ser sanadas de outra forma e a graduação de mais médicos não é uma delas. Leia mais.

 

 

Nova edição do informativo Cremego em Revista já está disponível

 

A edição número 47 do informativo Cremego em Revista já está disponível para leitura no site do Conselho. O informativo traz em destaque a realização do primeiro exame para formandos e recém-formados em medicina, aplicado pelo Cremego, inclusive com a opinião de participantes sobre a prova que passa a ser anual. Clique e confira.

 

 

 

 

 

PARECERES CREMEGO

 

 

Parecer Consulta n° 11/2017 - Responsabilidade pela guarda de prontuário após falecimento do médico e fechamento da clínica - O arquivo particular de médico falecido sem herdeiro profissional pode ser incinerado por pessoa de convivência diária direta, familiares ou secretária particular. O parecer consulta não é utilizado para casos específicos. Genericamente podemos nos pronunciar sobre o assunto. Leia mais.

 

Parecer Consulta 12/2017 – Requisitos para atuação de médicos em serviço de Pronto-Socorro: O médico quando contratado por instituição pública ou privada deve estar apto a prestar o atendimento adequado sob o ponto de vista profissional e ético. Leia mais.

 

 

 

 

Para conferir outras notícias do Cremego e da área da saúde, acesse o site (www.cremego.org.br) e as redes sociais do Conselho (facebook e instagram)

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boletim Eletrônico Ano 12 Nº 537 25/04/2018

Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)

Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis

Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego 
www.cremego.org.br

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(62) 3250 4900 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00