Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Cremego propõe TAC com novos prazos para sanar deficiências na Santa Casa

COLETIVA SANTA CASA 11 09 17O Cremego vai propor à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a definição de prazos para que os problemas que ainda persistem e comprometem o funcionamento do hospital sejam sanados. O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, explicou que serão propostos um prazo de 30 dias para a solução de problemas emergenciais, como o déficit de médicos na unidade, e um prazo de 90 dias para a correção de falhas estruturais, como a reforma de enfermarias que carecem destes reparos.

Ao final destes prazos, se as deficiências persistirem, a Santa Casa poderá sofrer uma interdição ética por parte do Cremego. Na prática, essa interdição proibiria os médicos de atuarem na unidade, considerando que o local não oferece condições dignas de trabalho aos profissionais e coloca em risco a segurança da assistência aos pacientes.

A proposta do TAC foi anunciada à imprensa nesta segunda-feira (11/09) pelo presidente do Cremego. Pela manhã, uma vistoria realizada pelo Conselho na Santa Casa constatou que parte das deficiências que levaram o Cremego a instaurar um procedimento de interdição ética do hospital, no dia 17 de agosto, já foi sanada. O Conselho havia dado um prazo de 15 dias para a correção dos problemas.

O centro cirúrgico e o pronto-socorro do hospital estão funcionando, embora com a capacidade de atendimento reduzida, medida adotada pela diretoria da unidade para dar maior equilíbrio à receita e despesa. A farmácia, antes desfalcada de medicamentos essenciais, também foi abastecida. A assistência a pacientes com câncer e demais tratamentos, antes comprometidos, foram normalizados.

Mas, alguns problemas considerados graves pelo Conselho persistem. Um deles é o déficit no quadro de pessoal. A fiscalização do Cremego constatou que em alguns dias da semana, por exemplo, há apenas um médico obstetra no plantão. A escala de pediatras também está incompleta, o que tem levado à suspensão de partos no hospital. “Em 30 dias, esperamos ter essa escala completa e, até o fim do ano, ter a estrutura recuperada”, disse o presidente do Conselho.

A expectativa é que a Santa Casa retome seu funcionamento normal. Hoje, havia 89 pacientes internados, sendo que o hospital conta com 296 leitos. “Houve uma redução no funcionamento do hospital e isso é ruim para a população, principalmente para quem depende do Sistema Único de Saúde”, observou o presidente do Cremego, para quem a diretoria da Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde precisam chegar a um acordo que assegure mais recursos para o hospital e garanta a oferta de serviços de qualidade à população.

 

LEIA MAIS: 

Cremego instaura procedimento de interdição ética da Santa Casa de Goiânia

 

CREMEGO NA MÍDIA

 

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS

 

Cremego faz nova vistoria na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

 

 http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/cremego-faz-nova-vistoria-na-santa-casa-de-misericordia-de-goiania/6141513/

 

TV SERRA DOURADA

 

Conselho de medicina faz vistoria na Santa Casa

 

 https://www.youtube.com/watch?v=VRix81ErfV8

 

TV BRASIL CENTRAL

 

Conselho de medicina faz vistoria na Santa Casa

 

 http://linearclipping.com.br/cfm/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=41609889

 

RÁDIO CBN/GOIÂNIA

 

Nova vistoria é realizado na Santa Casa, em Goiânia

 

 http://linearclipping.com.br/cfm/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=41602143

 

RÁDIO 730

 

Vistoria no hospital Santa Casa, em Goiânia

 

 http://linearclipping.com.br/cfm/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=41604195

 

 

(Rosane Rodrigues da Cunha/Assessora de Comunicação - Cremego 11/09/17)

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00